Açoriano Oriental
AdC dá 'luz verde' à Finançor para comprar lojas Sol Mar e Recheio Cash & CarryAçores

A Autoridade da Concorrência (AdC) deu 'luz verde' ao grupo alimentar dos Açores Finançor para comprar duas empresas que representam marcas do grupo Jerónimo Martins na Região, segundo um aviso publicado, esta quarta-feira.

AdC dá 'luz verde' à Finançor para comprar lojas Sol Mar e Recheio Cash & CarryAçores

Autor: Lusa/AO Online

A operação de concentração, notificada pela Finançor há mais de um mês consistia na aquisição do controlo exclusivo sobre a Marques, Comércio a Retalho e a Marques-Comércio por Grosso.

A decisão da AdC de não se opor ao negócio foi tomada na terça-feira, e hoje publicada na sua página de internet, revelando o aviso que a operação de concentração recebeu aval por não se revelar "suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes e relacionados identificados".

Estes mercados, precisa a Adc naquele aviso, são o mercado da distribuição grossista de produtos alimentares e bens de consumo corrente em formato 'Cash&Carry', na Região Autónoma Açores, e o mercado da distribuição retalhista de base alimentar nos formatos hipermercado, supermercado e lojas 'discount' nas ilhas de Santa Maria, Pico e São Miguel.

A Marques Grosso, uma das duas empresas que a Financor quer ter o controlo exclusivo, desenvolve atividade na área da distribuição grossista alimentar, em parceria com o grupo Jerónimo Martins, explorando uma loja Recheio Cash & CarryAçores, na ilha de São Miguel.

A outra empresa, a Marques Retalho, desenvolve atividade na área da distribuição retalhista alimentar, através das lojas Sol*Mar, representando nos Açores a marca de produtos da marca da distribuição Pingo Doce, nas ilhas de São Miguel, Santa Maria e Pico.

A Finançor integra a ‘holding’ do grupo Finançor, ativo em diversas atividades no setor alimentar nos Açores, como fabrico e comercialização de alimentos compostos para animais, de farinhas, bolachas, massas, e de produção de carne de bovino, suíno e aves de capoeira, ovos e produção de leite, turismo e hotelaria, aquacultura e retalho especializado.

Cerca de uma semana depois de ter notificado a AdC da operação de concentração, o grupo Finançor, em comunicado divulgado, defendeu que esta operação "reforça o compromisso com o investimento no desenvolvimento da economia" açoriana.

"A eventual concretização da transação reforça o compromisso com o investimento no desenvolvimento da economia dos Açores, estando, no entanto, dependente da não oposição da AdC e de todas as aprovações regulamentares necessárias, bem como, de uma maior visibilidade sobre os impactos do atual contexto na evolução da economia", disse.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados