Açoriano Oriental
Terceirenses exigem obras na Via Rápida Vitorino Nemésio

Uma petição pública que circula online, com mais de 500 assinaturas, apela ao Governo Regional dos Açores para que sejam realizadas obras urgentes na via que liga a Praia da Vitória a Angra do Heroísmo, as duas cidades da Ilha Terceira


Autor: Maria Andrade/Rui Jorge Cabral

O investimento exigido tem como objetivo conseguir o melhoramento do piso (alcatrão), da pintura das linhas, sinalização horizontal e vertical, e iluminação, proporcionando assim uma condução segura a quem circula diariamente entre as duas cidades.

“Esta via encontra-se em péssimo estado, colocando em perigo quem lá circula, em todas as faixas etárias, mas com mais gravidade para cidadãos com mais idade e com saúde mais debilitada dificultando a visão e audição, agravando esta situação, quando as condições atmosféricas são de chuva e nevoeiro tanto de dia como de noite. É preciso ser-se corajoso para conduzir na via rápida”, lê-se na petição, criada a nove de fevereiro de 2025.

A mesma petição refere as reclamações realizadas diariamente nas redes sociais e no Portal do Governo dos Açores, “às quais as respostas são para reencaminhar para outras secretarias”, afirma.

Em nota de imprensa, publicada a 22 de fevereiro de 2025, a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, afirma que a pintura da sinalização horizontal, fator reivindicado na petição, está adjudicada desde o final de 2024, mas os trabalhos ainda não foram iniciados devido às chuvas fortes do inverno.

Acrescenta que foram também realizadas intervenções ao nível da segurança, nomeadamente substituição de rails de proteção e substituição e limpeza da sinalização vertical.

O comunicado informa ainda que foram investidos, “ao longo dos últimos anos, cerca de 400 mil euros em várias obras de manutenção e conservação em todas as estradas paralelas à Via Vitorino Nemésio, na ilha Terceira”.

“Os caminhos paralelos à Via Vitorino Nemésio encontram-se numa zona muita exposta orograficamente à Serra do Cume que, em alturas de grande pluviosidade, causa enormes constrangimentos à circulação de pessoas e bens nesta estrada regional e também no acesso dos agricultores às suas explorações, situação que acaba por provocar grandes danos e estragos nas infraestruturas e nos próprios terrenos”, diz a nota.

No decorrer de 2025, a secretaria garante a continuidade da melhoria da sinalização na restante via.

De acordo com a nota de imprensa, os trabalhos mais recentes englobam a “limpeza de bermas, execução de novos poços sumidouros, limpeza dos poços existentes, encaminhamento das águas pluviais e regularização do piso em todo o percurso, no sentido Praia da Vitória- Angra do Heroísmo e vice-versa, um percurso com cerca 20 Km, num valor de cerca de 180 mil euros”.

Com a colaboração do IROA “ foi ainda efetuada uma betonagem com cerca de 400 metros numa zona do percurso com grande declive”.

A necessidade de obras nesta via também já recebeu a atenção dos vários partidos representados na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. PS e Chega já exigiram, em notas de imprensa, a requalificação da estrada.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados