Autor: Lusa/AO Online
“O Seminário Diplomático de 2022 esteve previsto para a primeira semana de janeiro, em formato presencial, assim se retomando a prática habitual. Contudo, a evolução da pandemia de Covid-19 e as medidas de contenção já decididas pelo Governo aconselharam o seu adiamento”, lê-se numa resposta por escrito enviada à agência Lusa.
Na comunicação, o ministério chefiado por Augusto Santos Silva acrescenta que a “nova data será comunicada oportunamente”.
O seminário diplomático realiza-se anualmente, no princípio de janeiro, e reúne em Lisboa os embaixadores de Portugal para debaterem as prioridades da política externa portuguesa com membros do Governo, empresários e académicos.
O seminário é também ocasião para a entrega do prémio diplomata económico do ano, atribuído anualmente pela Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) desde 2013.
O prémio distingue o chefe de missão diplomática que, ao longo do ano, se tenha destacado na defesa e apoio à internacionalização de empresas portuguesas e na captação do investimento estrangeiro, contribuindo para o crescimento da economia portuguesa.
O primeiro-ministro, António Costa, vai anunciar novas medidas de combate e prevenção da Covid-19 na terça-feira, no final de um Conselho de Ministros extraordinário.
A reunião do Conselho de Ministros, a última antes do Natal, estava prevista para quinta-feira, como é habitual, mas foi antecipada por o Governo ter recebido propostas de medidas dos especialistas que têm apoiado o executivo.
"Como são medidas com impacto na vida das pessoas, convém que sejam tomadas com antecedência, tendo em vista tornar possível uma melhor preparação e adaptação”, disse fonte do executivo à agência Lusa.