Açoriano Oriental
Lesados do Banif manifestam-se no Funchal em 10 de junho

Os Lesados do Banif marcaram uma manifestação para 10 de junho no Funchal, onde decorrem as cerimónias oficiais do Dia de Camões, para sensibilizar as mais altas entidades para a situação de que foram vítimas pela resolução daquele banco.

Lesados do Banif manifestam-se no Funchal em 10 de junho

Autor: Lusa/AO Online

Num comunicado, a Associação dos Lesados do Banif (ALBOA) afirma que "quer assim sensibilizar as mais altas entidades oficiais (incluindo Presidente da República e primeiro-ministro) para a situação das vítimas da forma como foi determinada a Resolução daquele banco, na altura detido pelo Estado".

A associação precisa que a data e o local foram escolhidos para aproveitar as cerimónias oficiais do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas que decorrem este ano na Madeira.

A ALBOA refere também que recentemente dirigiu uma carta ao Presidente da República, pedindo para ser recebida, mas que ainda aguarda a marcação da audiência.

"A Resolução tem a data de 05 de dezembro de 2015. No próximo dia 10 de junho perfazem-se exatamente 1999 dias sobre a data da Resolução. São, assim, praticamente 2.000 dias (66 meses) de adiamentos, incertezas e promessas não cumpridas, não se compreendendo porque não se avança para a solução acordada por parte do Governo", refere a ALBOA no comunicado.

A ALBOA recorda que "os Lesados do Banif foram vítimas de práticas agressivas e ilícitas (procedimento já identificado por uma Comissão de Peritos da Ordem dos Advogados) para comprarem Obrigações Subordinadas do banco porque o dono é o Estado e é tão segura como a CGD'´".

Para comprar as Obrigações Subordinadas do banco, os hoje Lesados Banif foram convencidos a utilizarem as suas contas poupança, muitas vezes de uma vida, afirma a associação, adiantando que "esmagadoramente, os Lesados Banif são pessoas envelhecidas e de fracos recursos a viverem na Madeira, nos Açores, no continente e nas comunidades portuguesas da África do Sul, da Venezuela e da Costa Leste dos EUA".

"O dia 10 de Junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, é assim, também, simbolicamente, o momento exato para assinalar aqueles que foram vítimas da Pátria, como é, neste caso, a situação desesperada dos Lesados do Banif", refere a ALBOA, sublinhando que "apesar de a manifestação decorrer na Madeira serão respeitados os limites de ajuntamentos decorrentes da situação da pandemia Covid-19".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados