Açoriano Oriental
Importância do milho na vida açoriana em reflexão
A Câmara Municipal da Ribeira Grande, através do Museu Municipal promove esta sexta-feira, dia 28, umas jornadas destinadas a debater a importância do milho na vida açoriana, no passado e no presente.
Importância do milho na vida açoriana em reflexão

Autor: Ana Carvalho Melo

Este evento, a ter lugar a partir das 18h30, resulta da adesão do Museu Municipal às Jornadas Europeias do Património 2012.

O programa destas jornadas releva a importância do milho na história dos Açores, os processos tradicionais e industriais do seu cultivo, debulha, armazenamento, transformação e consumo (humano e animal), não esquecendo a exequível recriação de um ambiente rural, tipicamente, açórico, revela nota enviada à comunicação social.
 
Na cozinha do Solar de São Vicente Ferreira, sede do Museu, três palestrantes falarão sobre a importância do milho na vida açoriana, nomeadamente Margarida Vaz do Rego, Nuno Dias e Otília Botelho.

No quintal do mesmo Solar haverá montagem de uma carroça de bois, cafua, amarração e “pendura” de milho, debulha em moinho mecânico caseiro, e comes e bebes – papas de milho, bolo na sertã, bolo de torresmo, milho cozido, pão de milho, papia, abóbora assada, regada com vinho abafado, e chicharros na sertã.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados