Autor: Lusa/AO Online
A reação surge numa nota enviada pelo CA, após o Bloco de Esquerda (BE) ter anunciado, na quarta-feira, que vai requerer, no parlamento regional, as audições da presidente do CA do Hospital de Ponta Delgada e do secretário regional da Saúde para esclarecer “todos os graves problemas” na maior unidade de saúde dos Açores, entre os quais a situação do ataque informático de que foi alvo no final de maio.
O CA do Hospital de Ponta Delgada esclarece que “relativamente às declarações divulgadas pelo líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, os pormenores sobre o ataque informático obviamente que não podem ser divulgados enquanto estiverem em investigação, revelando mesmo alguma irresponsabilidade por parte do referido partido"."Os dados apenas serão divulgados quando houver conclusões concretas sobre o ataque, pois assim é que é o procedimento justo e adequado", sublinha ainda o CA do Hospital do Divino Espírito Santo.
A 24 de junho, o Governo dos Açores informou ter sido detetada "uma tentativa de intrusão externa no sistema informático" do Hospital de Ponta Delgada, pelo que foi acionado um plano de contingência.
"Tendo
sido detetada uma tentativa de intrusão externa no sistema informático
do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, o Conselho de
Administração informa que o mesmo está a funcionar com condicionantes,
resultantes da necessidade de o defender e de repelir qualquer ação
maliciosa", lia-se na nota enviada às redações nesse dia.
-
premiumACAPO organiza debate para alertar que discriminação de género também existe na deficiência
Se ser-se portador de uma deficiência já é em si, muitas vezes, fator de discriminação, ela pode tornar-se ainda maior quando à deficiência se junta a discriminação de género, em casa, no trabalho e na maternidade. Este tema vai estar em debate no sábado, em Ponta Delgada, pela Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO)
-
Cultura e Social
Festival ‘O Mundo Aqui’ regressa ao Pavilhão do MarEntre os dias 7 e 8 de novembro, Ponta Delgada acolhe mais uma edição do Festival ‘O Mundo Aqui’, organizado pela AIPA, que tem como objetivo mostrar a interculturalidade. Haverá atividades paralelas que decorrerão na Biblioteca de Ponta Delgada