Açoriano Oriental
Hospital de Ponta Delgada diz que "ataque informático" está "em investigação"

O conselho de administração (CA) do Hospital de Ponta Delgada afirmou que "os pormenores sobre o ataque informático" de que foi alvo a maior unidade de Saúde dos Açores “não podem ser divulgados enquanto estiverem em investigação”.

Hospital de Ponta Delgada diz que "ataque informático" está "em investigação"

Autor: Lusa/AO Online

A reação surge numa nota enviada pelo CA, após o Bloco de Esquerda (BE) ter anunciado, na quarta-feira, que vai requerer, no parlamento regional, as audições da presidente do CA do Hospital de Ponta Delgada e do secretário regional da Saúde para esclarecer “todos os graves problemas” na maior unidade de saúde dos Açores, entre os quais a situação do ataque informático de que foi alvo no final de maio.

O CA do Hospital de Ponta Delgada esclarece que “relativamente às declarações divulgadas pelo líder da bancada parlamentar do Bloco de Esquerda, os pormenores sobre o ataque informático obviamente que não podem ser divulgados enquanto estiverem em investigação, revelando mesmo alguma irresponsabilidade por parte do referido partido".

"Os dados apenas serão divulgados quando houver conclusões concretas sobre o ataque, pois assim é que é o procedimento justo e adequado", sublinha ainda o CA do Hospital do Divino Espírito Santo.

A 24 de junho, o Governo dos Açores informou ter sido detetada "uma tentativa de intrusão externa no sistema informático" do Hospital de Ponta Delgada, pelo que foi acionado um plano de contingência.

"Tendo sido detetada uma tentativa de intrusão externa no sistema informático do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, o Conselho de Administração informa que o mesmo está a funcionar com condicionantes, resultantes da necessidade de o defender e de repelir qualquer ação maliciosa", lia-se na nota enviada às redações nesse dia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados