Açoriano Oriental
Governo tem armas para combater a crise mas há "questões" a melhorar
O PS/Açores diz que o Governo Regional tem armas para "amenizar o impacto" da austeridade nacional e combater o desemprego, embora reconheça que "há questões que têm de ser melhoradas".
Governo tem armas para combater a crise mas há "questões" a melhorar

Autor: Lusa/AO online

As políticas de promoção de emprego estiveram no centro do debate entre os deputados do PS na Assembleia Legislativa dos Açores e os parceiros sociais, nas jornadas parlamentares do partido, que terminam esta quarta-feira, em Angra do Heroísmo.

"Há aqui uma convergência clara sobre a importância que devem ter as políticas de promoção de emprego, quer do ponto de vista imediato para a defesa dos postos de trabalho que já existem, quer a médio prazo, para a criação de emprego", frisou, em declarações aos jornalistas, Berto Messias, líder da bancada parlamentar do PS na Assembleia Legislativa dos Açores.

Os deputados reuniram-se em jornadas parlamentares durante dois dias na ilha Terceira para analisarem o Plano e Orçamento da região para 2014, tendo ouvido os membros do Governo Regional socialista e representantes da Câmara de Comércio e Indústria dos Açores, da Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas dos Açores (AICOPA) e da UGT/Açores.

Para Berto Messias, "há questões que têm de ser melhoradas" e os resultados das medidas que são implementadas têm de ser medidas "permanentemente", mas o Governo Regional tem armas para "amenizar o impacto da austeridade nacional".

"Há um conjunto de instrumentos estratégicos definidos pelo Governo dos Açores que darão certamente um bom contributo para o desenvolvimento dos Açores, quer do ponto de vista conjuntural, para resolver ou amenizar o impacto imediato da conjuntura em que vivemos, quer do ponto de vista estrutural, numa perspetiva de médio prazo", frisou.

Berto Messias referiu-se também às críticas que têm sido feitas pelo PSD e pela Federação Agrícola dos Açores às verbas destinadas à agricultura nos documentos orçamentais de 2014.

O líder parlamentar socialista, que se vai reunir na próxima semana com os representantes do setor primário, afirmou que há um reforço de verbas afetas à agricultura, ao contrário do que afirmou o PSD, mas mostrou-se disponível para "melhorar" o documento.

"Ninguém pode pôr em causa a importância que este governo dá ao setor agrícola e ao setor primário para o futuro dos Açores", frisou.

O plano anual de investimentos e o orçamento regional para 2014 serão debatidos e votados no parlamento dos Açores no final do mês.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados