Açoriano Oriental
Experiência de mergulho para ver jamantas nos Açores

O Manta Conservation Experience é um programa de mergulho que alia o turismo e a conservação, com a primeira edição já a decorrer

Experiência de mergulho para ver jamantas nos Açores

Autor: Rui Jorge Cabral

O Oceanário de Lisboa tem a decorrer a primeira edição do Manta Conservation Experience, um programa inovador que alia o turismo e a conservação nos Açores.

Conforme refere uma nota de imprensa, a primeira edição do Manta Conservation Experience teve início no passado dia 30 de julho e prolonga-se até 4 de agosto, com o objetivo de aumentar o conhecimento científico sobre as jamantas presentes nos Açores e que são espécies ameaçadas.

 Durante uma semana, os participantes do Manta Conservation Experience poderão mergulhar duas vezes por dia nos melhores locais ao largo da costa da ilha de Santa Maria, em Reservas Naturais e Áreas Marinhas Protegidas.

Conforme refere o Oceanário de Lisboa em nota de imprensa, trata-se de uma viagem para descobrir mais sobre as jamantas e recolher dados e fotografias para investigação científica. Uma experiência exclusiva, refere o Oceanário de Lisboa, uma vez que “nas Áreas Marinhas Protegidas em Santa Maria só é permitido um número limitado de mergulhadores simultaneamente em cada local”.

Com a primeira edição do Manta Conservation Experience já a decorrer, o Oceanário de Lisboa refere ainda que já estão abertas as inscrições para as próximas edições, que decorrerão de 3 a 10 de setembro de 2023; de 21 a 28 de julho de 2024; de 28 de julho a 4 de agosto de 2024 e de 25 de agosto a 1 de setembro de 2024.

Conforme refere o Oceanário de Lisboa em nota de imprensa, esta experiência exclusiva está limitadas a um máximo de seis participantes por edição e tem um custo de 3.600 euros, que inclui o alojamento em hotel de quatro estrelas.

Este é um valor “que apoia a sustentabilidade financeira do projeto Manta Catalog Azores, permitindo uma equipa maior e dedicada a tempo inteiro ao estudo e monitorização contínua das espécies de jamantas presentes no Atlântico Este”, explica o Oceanário de Lisboa em nota de imprensa.

Refira-se que todos os anos, dezenas de jamantas encontram-se perto da ilha de Santa Maria, despertando a curiosidade de cientistas e de apaixonados por estes animais misteriosos e foi isso que levou o Oceanário de Lisboa a lançar um programa de turismo de conservação que desafia o mergulhador comum, com o propósito de contribuir para a proteção das jamantas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.