Açoriano Oriental
Criação de uma Universidade do Atlântico nos Açores “interessa ao mundo”

O professor universitário António Costa Silva considerou que a criação de uma “grande Universidade do Atlântico” nos Açores, presente no Plano de Recuperação 2020/2030, é um projeto que “interessa ao mundo” devido à localização do arquipélago.

Criação de uma Universidade do Atlântico nos Açores “interessa ao mundo”

Autor: Lusa/AO Online

“Eu considero que este projeto de criar uma grande universidade do atlântico é um projeto não só português, como europeu. Porque isso interessa à Europa e interessa ao mundo”, afirmou Costa Silva.

O autor do plano “Visão Estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030", falava hoje numa conferência virtual, por ocasião do 185.º aniversário da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

O consultor realçou o potencial do arquipélago, devido às suas características e localização, para estudar as consequências das alterações climáticas.

“Não há sítios do mundo mais indicados do que os Açores para estudar essas interações entre a terra e a atmosfera, entre o oceano e o ar. A resposta a esses problemas pode debelar muitas das consequências das alterações climáticas extremas que estão a ocorrer”, afirmou.

António Costa Silva realçou, também, as condições da região para “diversificar o turismo” como forma a desenvolver a economia.

“Os Açores, a meu ver, têm condições extraordinárias para diversificar o turismo como tinham vindo a fazer no passado. Nós podemos ter um turismo oceânico, um turismo cultural, um turismo para visitar a biodiversidade, o turismo dos parques naturais”, disse.

O professor universitário salientou que a agricultura da região é “muito específica”, defendendo ser necessário “prestar muita atenção ao território”.

“Temos de ter mapas de resiliência do território e identificar muito bem as vulnerabilidades e ver qual é o mosaico agrícola e florestal mais indicado para defendermos o território contra a erosão e contra as alterações climáticas”, declarou.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados