Açoriano Oriental
De 30 de outubro a 3 de novembro 2019
Taste Azores de regresso a Lisboa e promete mais diversidade de produtos

No próximo dia 30 de outubro o evento Taste Azores regressa a Lisboa numa 3ª edição que irá “reforçar a estratégia da Marca Açores em território continental”, garante Sérgio Ávila, vice-presidente do Governo Regional dos Açores.

Taste Azores de regresso a Lisboa e promete mais diversidade de produtos

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

O Taste Azores realiza-se desde 2017, na praça central do Centro Colombo, em Lisboa, numa iniciativa desenvolvida pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores através da SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores e integrada na estratégia da Marca Açores.

De acordo com o vice-presidente do executivo regional, a evolução da Marca Açores, fruto do seu crescimento, vai cada vez mais notar-se na sua estratégia.

“Se, numa fase inicial tivemos uma enorme adesão do setor agroalimentar, neste momento as atenções viram-se para os serviços e estabelecimentos o que será também visível nesta 3ª edição do Taste Azores, não deixando claro, de reforçar todo o trabalho que tem vindo a ser feito em todas as áreas abrangidas por este Certificado pela Natureza", afirma o vice-presidente.

Sérgio Ávila refere que a evolução tem sido “gradual e muito positiva o que fazendo uma retrospetiva deste evento em particular, e da estratégia Marca Açores em território continental no geral, mostra-nos que estamos no bom caminho, com uma trajetória muito coerente e direcionada a um público muito especifico que está cada vez mais próximo de nós - em muito devido ao turismo, mas não só – e com grande margem ainda de crescimento”.

O aumento da procura e consequentemente da oferta dos produtos, em território nacional, tem vindo a crescer, o que de acordo com o vice-presidente do governo se deve “ao esforço e trabalho das empresas açorianas e ao facto de conseguirmos, com a Marca Açores, ter uma imagem unificadora, facilmente identificável pelo consumidor, que garante a qualidade e origem dos nossos produtos e serviços, impulsionada através de diferentes iniciativas que vão desde as feiras nacionais e internacionais com um carácter B2B - Business to Business como o SISAB a a Fancy Food New York , aos eventos com um carácter de B2C - business to Consumer como o Taste Azores”.

Sérgio Ávila destaca ainda todo o trabalho que tem vindo a permitir a consolidação dos Açores no mercado nacional: “Temos percorrido o país com diferentes ações, desde as pequenas ações do Roashow Taste Azores que se realizam desde o ano passado e que contemplam a oferta dos nossos produtos e serviços em meios mais pequenos e específicos. Realizámos campanhas nas grandes superfícies, como por exemplo, em 2016 no grupo Sonae, em 2017 no grupo Auchan, em 2018 no grupo Makro e desde 2016 e com uma periodicidade anual nos supermercados El Corte Inglés, onde, aliás, continuamos a crescer significativamente”.

O governante sublinha que este crescimento tem impacto direto nas produções e nas exportações: “Só este ano conseguimos um aumento do volume de vendas dos nossos produtos nos supermercados El Corte Inglés de Lisboa e Gaia, durante a campanha que decorreu no passado mês de setembro, de cerca de 35%, face à campanha do ano passado. Além deste aumento que muito nos orgulha, é importante sublinhar que a parceria que temos com o El Corte Inglés Portugal desde 2016 tem permitido anualmente a entrada em gama permanente de centenas de novas referências”.

Este ano o Taste Azores contará com 26 empresas participantes e terá uma maior diversidade da oferta de produtos e serviços. Pela primeira vez participa uma empresa de alojamento com um conceito de Glamping – Parque de Campismo Rural, uma empresa de artesanato. Decorrerá também uma Happy Hour.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados