Açoriano Oriental
Salvini confia que não será condenado por impedir desembarque de migrantes

O ex-ministro do Interior da Itália e líder do partido Liga, Matteo Salvini, mostrou-se esta quinta-feira confiante de que não será condenado por ter impedido, durante dias, o desembarque de migrantes a bordo de um navio militar italiano.

Salvini confia que não será condenado por impedir desembarque de migrantes

Autor: Lusa/AO online

"Eu cumpri o meu dever, sem nenhum medo. A defesa da pátria é um dever do cidadão e ainda mais quando se é ministro", disse Salvini à imprensa internacional, um dia depois de o Senado aprovar o levantamento da sua imunidade para permitir a abertura de um julgamento por abuso de poder e sequestro de pessoas.

O caso remonta a julho do ano passado, quando Salvini proibiu o desembarque de 131 migrantes que estavam a bordo de um navio da Guarda Costeira italiana por cinco dias.

O agora senador explicou que seguirá "cuidadosamente os acontecimentos, sem medo ou preocupação", e que não acredita que será condenado, acrescentando que "o artigo 52 da Constituição estabelece que a defesa da pátria é dever de todos os cidadãos".

Matteo Salvini também disse que o resumo da investigação será mandado agora para um tribunal comum, que decidirá se deve abrir um julgamento neste caso.

Salvini, que respondeu às perguntas dos jornalistas da imprensa internacional por mais de uma hora, também disse acreditar que o Governo formado pelo Movimento 5 Estrelas e forças progressistas não aguentará e haverá eleições este ano.

Na mesma conferência de imprensa, o número dois da Liga, Giancarlo Giorgetti, disse que "é apenas uma questão de tempo, mas mais cedo ou mais tarde, Salvini governará novamente" e enfatizou que "as pesquisas continuam a dizer que a Liga tem 30%” de apoiantes.

O líder de extrema-direita defendeu a política de portos fechados que aplicou durante o seu tempo no governo e criticou o novo executivo formado pelo Movimento 5 Estrelas (M5E) - seu ex-parceiro - o Partido Democrata (PD) e outras formações de esquerda por terem triplicado os desembarques de migrantes.

Salvini disse que o seu partido está a trabalhar arduamente para enfrentar todas as eleições regionais convocadas para esta primavera e não fez nenhuma autocrítica sobre as recentes eleições em Emilia-Romagna, em que a Liga perdeu contra o Partido Democrata (centro-esquerda).

"Foi um jogo difícil, a esquerda está no poder há 70 anos", disse o líder da Liga, que justificou algumas ações controversas de sua campanha eleitoral no país, como quando foi a um bairro popular de Bolonha cercado por câmaras e tocou a campainha de um cidadão tunisino acusando-o de ser traficante de drogas.

"Na Itália, a luta contra as drogas é uma emergência nacional pouco comentada. Estou muito preocupado e os traficantes conseguem vender cocaína em dose única nas portas das escolas por apenas 5 euros", disse Salvini.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados