Afeganistão

Rasmussen espera anunciar "aumento substancial" de tropas

 Rasmussen espera anunciar "aumento substancial" de tropas

 

Lusa / AO online   Internacional   17 de Nov de 2009, 10:53

O secretário-geral da NATO disse esta terça-feira que espera anunciar "dentro de algumas semanas" um "aumento substancial" das tropas estrangeiras no Afeganistão, no âmbito de uma estratégia para transferir a segurança para os afegãos a partir de 2010.
Num discurso perante a Assembleia Parlamentar da Aliança Atlântica, reunida desde sexta-feira em Edimburgo (Escócia), Anders Fogh Rasmussen afirmou que a NATO deve decidir uma "abordagem para combater os insurgentes com um aumento substancial das forças" no terreno.

"Estou convencido de que podemos, e devemos, começar no próximo ano (2010) a transferir para as forças afegãs mais responsabilidades de primeiro plano em matéria de segurança", declarou.

"Vamos fazê-lo de forma coordenada, quando for possível, e isso vai-nos permitir evoluir progressivamente para uma função de apoio" e não apenas de combate, acrescentou.

As declarações de Rasmussen surgem numa altura em que o Presidente norte-americano, Barack Obama, está a avaliar os planos para um reforço da presença militar no país.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.