Açoriano Oriental
Covid-19
PS/Açores quer plano de saúde mental para alunos da região

O deputado socialista Vilson Gomes apresentou esta sexta feira uma proposta para um plano de saúde mental aos alunos do sistema educativo regional na sequência dos “sucessivos isolamentos” provocados pela pandemia da covid-19.

PS/Açores quer plano de saúde mental para alunos da região

Autor: Lusa /AO Online

O parlamentar disse, na sequência de um encontro de deputados socialistas com o conselho executivo da Escola Secundaria da Lagoa, na ilha de São Miguel, que o plano regional de apoio à promoção da saúde mental assenta “numa estratégia de resposta às necessidades” dos alunos neste capítulo.

O plano regional de apoio à promoção da saúde mental, a ser proposto ao Governo dos Açores (PSD, CDS-PP e PPM), através de uma recomendação que vai dar entrada na Assembleia Legislativa Regional, é “diferenciado para cada freguesia e/ou concelho da região, alargado à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário".

O deputado referiu que as crianças e jovens estiveram sujeitos a “sucessivos períodos de isolamento” impostos pela pandemia da covid-19 e que se viram “obrigadas a adaptar as suas necessidades educativas ao um sistema diferente”, durante dois anos letivos.

“Este público jovem precisa, mais do que nunca, de uma resposta também a este nível. Não podemos pensar nem desligar a recuperação das aprendizagens dos nossos alunos sem uma resposta também ao nível da saúde mental. Daqui em diante, a recuperação das aprendizagens vai ampliar a pressão de aprendizagem dos alunos”, afirmou Vilson Gomes.

Pretende-se "garantir uma ampla rede integrada de ação e intervenção junto das crianças e jovens, com vista a assegurar respostas públicas face impacto negativo e expectável do atual contexto pandémico e das suas consequências”, explicou.

De acordo com a proposta, a intenção é introduzir nos estabelecimentos de educação e ensino um “reforço de apoio à saúde mental, através da contratação de profissionais especializados com experiência e formação na área da psicologia da educação e na área da psicologia clínica”.

Outra das medidas passa por “realizar uma campanha de rastreios validados para a avaliação mental global, integrada em protocolos que prevejam o encaminhamento dos rastreios positivos para serviços de saúde mental e que possam assegurar no imediato a intervenção e acompanhamento psicológico adequado”.

A iniciativa contempla a integração de várias entidades, tais como as autarquias, o Conselho Coordenador do Sistema Educativo Regional, os serviços de psicologia e orientação dos estabelecimentos de educação e ensino, e as equipas multidisciplinares de saúde mental das unidades de saúde de Ilha e hospitais.

A proposta integra ainda as equipas multidisciplinares enquadradas pelos serviços do Instituto de Segurança Social dos Açores e as instituições particulares de solidariedade social “com atividade no âmbito da infância e juventude, e as organizações representativas da juventude, tais como associações juvenis e equiparadas”.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.