Açoriano Oriental
Portugal recebe torneio de pré-qualificação em Évora
Portugal vai receber em Évora um dos torneios de pré-qualificação de voleibol para os Jogos Olímpicos Pequim2008, de 28 de Novembro a 02 de Dezembro, anunciou hoje a federação da modalidade.

Autor: Lusa / AO online

    Organizador do Torneio 2, Portugal vai ter como adversárias as selecções de França, República Checa, Eslováquia, Suécia e Alemanha, que substituiu esta semana a Itália, também promotora de uma das "poules".

    O vencedor de cada um dos torneios de pré-qualificação, a decorrerem em Portugal, Itália e Hungria, garante a presença na fase seguinte que irá determinar o representante directo do continente europeu em Pequim, em 2008.

    A apresentação da prova e da Nave de Évora, que irá receber os jogos do torneio, vai decorrer a 17 e Outubro, dia em que o seleccionador de Portugal, o brasileiro Jorge Schmidt, divulgará os jogadores convocados.

    Jorge Schmidt, mesmo admitindo que "num torneio deste tipo não há favoritos", aponta "a França e a Alemanha, atendendo aos resultados mais recentes", como os adversários mais difíceis dos portugueses.

    A França participou em três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 1992 e 1988); foi vice-campeã europeia em 2003, 1987 e 1948; 3ª classificada no Campeonato do Mundo de 2002, competição em que participou por 13 vezes; na Liga Mundial esteve em destaque em 2006 (2ª), 2004 e 2001 (5ª).

    A Republica Checa, ainda de acordo com o seleccionador, "tem tido alguns problemas derivados das lesões de alguns jogadores influentes, mas é sempre uma selecção forte e um adversário a ter em conta".

    Completam o lote dos adversários dos portugueses no Torneio B as selecções da Eslováquia, 3ª classificada na Liga Europeia de 2007, e a Suécia, vinda de uma primeira fase de pré-qualificação, na qual eliminou a Áustria.

    Os três torneios da fase de pré-qualificação estão divididos em dois grupos (Portugal tem como parceiros a Alemanha e a República Checa), que jogam entre si e depois, consoante a classificação, cruzam.

    Os vencedores dos três eventos disputarão, juntamente com a Turquia (organizadora) e mais quatro selecções, a Fase de Qualificação (em Janeiro), da qual sairá o representante do continente europeu presente nos Jogos Olímpicos de Pequim.


    Torneio 1 Grupo A - Hungria (organizador), Estónia e Finlândia.
    Grupo B - Bélgica, Dinamarca e Polónia.
    Torneio 2 Grupo A - Portugal (organizador), Alemanha e Republica Checa. 
    Grupo B - França, Eslováquia e Suécia.
    Torneio 3 Grupo A - Itália (organizador), Croácia e Montenegro.
    Grupo B - Holanda, Grécia e Roménia.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados