Autor: Lusa / AO online
Organizador do Torneio 2, Portugal vai ter como adversárias as selecções de França, República Checa, Eslováquia, Suécia e Alemanha, que substituiu esta semana a Itália, também promotora de uma das "poules".
O vencedor de cada um dos torneios de pré-qualificação, a decorrerem em Portugal, Itália e Hungria, garante a presença na fase seguinte que irá determinar o representante directo do continente europeu em Pequim, em 2008.
A apresentação da prova e da Nave de Évora, que irá receber os jogos do torneio, vai decorrer a 17 e Outubro, dia em que o seleccionador de Portugal, o brasileiro Jorge Schmidt, divulgará os jogadores convocados.
Jorge Schmidt, mesmo admitindo que "num torneio deste tipo não há favoritos", aponta "a França e a Alemanha, atendendo aos resultados mais recentes", como os adversários mais difíceis dos portugueses.
A França participou em três edições dos Jogos Olímpicos (2004, 1992 e 1988); foi vice-campeã europeia em 2003, 1987 e 1948; 3ª classificada no Campeonato do Mundo de 2002, competição em que participou por 13 vezes; na Liga Mundial esteve em destaque em 2006 (2ª), 2004 e 2001 (5ª).
A Republica Checa, ainda de acordo com o seleccionador, "tem tido alguns problemas derivados das lesões de alguns jogadores influentes, mas é sempre uma selecção forte e um adversário a ter em conta".
Completam o lote dos adversários dos portugueses no Torneio B as selecções da Eslováquia, 3ª classificada na Liga Europeia de 2007, e a Suécia, vinda de uma primeira fase de pré-qualificação, na qual eliminou a Áustria.
Os três torneios da fase de pré-qualificação estão divididos em dois grupos (Portugal tem como parceiros a Alemanha e a República Checa), que jogam entre si e depois, consoante a classificação, cruzam.
Os vencedores dos três eventos disputarão, juntamente com a Turquia (organizadora) e mais quatro selecções, a Fase de Qualificação (em Janeiro), da qual sairá o representante do continente europeu presente nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Torneio 1 Grupo A - Hungria (organizador), Estónia e Finlândia.
Grupo B - Bélgica, Dinamarca e Polónia.
Torneio 2 Grupo A - Portugal (organizador), Alemanha e Republica Checa.
Grupo B - França, Eslováquia e Suécia.
Torneio 3 Grupo A - Itália (organizador), Croácia e Montenegro.
Grupo B - Holanda, Grécia e Roménia.