Açoriano Oriental
Pico vai ter o primeiro de nove parques naturais de ilha
O Pico vai ter o primeiro de nove parques naturais de ilha que o Governo Regional pretende criar em todas as parcelas dos Açores, anunciou hoje a secretária do Ambiente e do Mar.

Autor: Lusa / AO online
Ana Paula Marques, que presidiu à apresentação da proposta de criação do Parque Natural do Pico, no âmbito de uma visita de três dias que o Governo Regional termina hoje à ilha, destacou a importância deste documento, que congrega 20 áreas classificadas no Pico num único instrumento de gestão.

A governante justificou o facto de o Governo ter iniciado este processo de reclassificação das áreas protegidas dos Açores pelo Pico, por esta ilha ser a que “mais área protegida tem” e por ter, também, “mais potencial para o turismo ecológico”.

O processo do Parque Natural da Ilha do Pico entra sexta-feira em discussão pública - que vai decorrer até 28 de Novembro - podendo os habitantes da ilha pronunciar-se, “por escrito” de forma “justificada”, sobre o diploma.

Após a publicação do documento, o Governo vai avançar com o Plano de Ordenamento do Parque, com vista a criar um sistema de gestão coerente, ao contrário do que acontecia com as 20 zonas classificadas existentes na ilha, explicou Ana Paula Marques.

A titular da pasta do Ambiente nos Açores acrescentou que, depois do Pico, segue-se a apresentação dos parques naturais das ilhas de São Miguel (a maior dos Açores) e do Corvo (a mais pequena), prevendo-se que durante o início de 2008 sejam apresentados os projectos das restantes ilhas.

Ana Paula Marques disse, ainda, que o executivo açoriano está disponível para abrir ao sector privado, às autarquias e às associações não governamentais, a gestão das sub-unidades que serão criadas nos diferentes parques de ilha dos Açores.

Com este novo método de classificação ambiental no arquipélago, vão desaparecer as actuais 106 áreas classificadas dos Açores, para passarem a existir nove Parques Naturais (um para cada ilha) e um Parque Marinho.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados