Açoriano Oriental
Obelisco (Im)perfeito cumpre “um dever de memória” para com os antigos combatentes do Ultramar dos Ginetes

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada Sérgio Rezendes afirmou, este sábado, que o memorial Obelisco (Im)perfeito, da autoria da escultora Catarina Alves, “honra e cumpre um dever de memória” para com os antigos combatentes do Ultramar da freguesia dos Ginetes.

Obelisco (Im)perfeito cumpre “um dever de memória” para com os antigos combatentes do Ultramar dos Ginetes

Autor: AO Online

“Nunca haverá uma homenagem que pague o vosso sacrifício e coragem, mas aqui perdurará o respeito que vos temos por se terem disposto a dar e perder a vida pela Pátria”, afirmou o Vereador na cerimónia de inauguração do monumento e numa sentida homenagem aos veteranos de guerra dos Ginetes que teve lugar no Largo do Tanque, ponto central e principal espaço de fruição da freguesia.

Num discurso onde recordou “o cerca de 800 mil jovens portugueses que foram chamados a combater no Ultramar”, opondo “um Portugal ainda fascista e orgulhosamente só” a uma resistência africana “apoiada pela União Soviética”, Sérgio Rezendes fez ainda questão de enaltecer o trabalho realizado pela escultora Catarina Alves, esclarecendo os motivos que levaram o município a apoiar a “feliz ideia da Junta de Freguesia dos Ginetes de homenagear os antigos combatentes da freguesia”.

“Quisemos, desde a primeira hora, homenagear os nossos veteranos de guerra com uma peça de arte: o nosso povo, os nossos combatentes, merecem arte pública. E este Obelisco (Im)perfeito da escultora - que condensa e traduz na perfeição a carga simbólica de uma guerra de 13 anos, imortalizando todos aqueles que, nascidos nos Ginetes, dela fizeram parte - integrará um roteiro de arte contemporânea em Ponta Delgada que ligará paulatinamente as suas 24 freguesias, projetando o trabalho de artistas locais e açorianos e também as memórias do concelho”, aprofundou o autarca.

O monumento foi inaugurado após uma missa de sufrágio pelos falecidos combatentes que decorreu na Igreja de São Sebastião de Ginetes.

A Filarmónica Minerva de Ginetes encerrou o evento no Largo do Tanque, onde houve também lugar a um Pico de Honra e à partilha de bolo.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados