Açoriano Oriental
NATO pede aos EUA e à Rússia que prolonguem pacto nuclear prestes a expirar

O secretário-geral da NATO apelou aos Estados Unidos e à Rússia para prolongarem um importante acordo sobre armas nucleares antes que expire dentro de duas semanas e que depois o alarguem à China e a mais armas.

NATO pede aos EUA e à Rússia que prolonguem pacto nuclear prestes a expirar

Autor: Lusa/AO Online

“Não devemos ficar numa situação sem limites de ogivas nucleares e o New START expirará em alguns dias”, disse Jens Stoltenberg a jornalistas em Bruxelas.

Assinado em 2010 pelos Presidentes norte-americano Barack Obama e russo Dmitri Medvedev, o tratado New START é o último grande acordo que rege parte dos arsenais nucleares dos dois grandes rivais geopolíticos, limitando cada país a um máximo de 1.550 ogivas e 700 sistemas balísticos.

O pacto expira a 05 de fevereiro e na segunda-feira o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, indicou que Moscovo aguarda “propostas concretas” de Washington sobre a questão.

“A nossa posição (a favor da prorrogação) é bem conhecida", adiantou Lavrov.

Um dia depois, o futuro secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse durante a audição no Senado para a sua confirmação, que os Estados Unidos vão tentar negociar com a Rússia um prolongamento do tratado New Start.

"Tentaremos estendê-lo", indicou Blinken aos senadores, adiantando: "É uma questão que o Presidente eleito terá de enfrentar quase imediatamente após a sua posse" porque "temos um acordo que termina em apenas 16 dias".

Stoltenberg sublinhou que “um prolongamento do New START” deverá ser apenas “o início dos esforços para fortalecer o controlo de armas”.

“Necessitamos de encontrar formas de incluir mais sistemas de armas, não cobertos pelo New START, mas também de incluir a China, que está não só a modernizar as suas armas nucleares, mas também a expandir as suas capacidades nucleares”, declarou.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.