Açoriano Oriental
Museu Francisco de Lacerda promove apresentação do livro “O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada - o Património em Diálogo com a Sociedade”

O Museu Francisco de Lacerda promove o lançamento do livro “O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada- o Património em Diálogo com a Sociedade” de Hélio Soares, que irá decorrer no auditório do museu, no dia 06 de agosto, pelas 21H00, com entrada gratuita e dirigido ao público em geral.

Museu Francisco de Lacerda promove apresentação do livro “O Mosteiro da Esperança de Ponta Delgada - o Património em Diálogo com a Sociedade”

Autor: AO Online /GA

O livro é o resultado de um trabalho de investigação sobre a história do património cultural do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança de Ponta Delgada, fundado em 1541. É nesta antiga casa monástica que se venera a célebre Imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres – Ecce Homo, que possibilitou que o mosteiro seja uma referência única no panorama nacional e regional.

Foi o propósito da investigação, revelar e valorizar o património cultural deste complexo monacal, procurando perceber o ‘modus vivendi’ das religiosas Clarissas, num percurso pelos séculos, materializado em espaços e objetos, realizando a sua interpretação e valorização, quer nos seus aspetos funcionais, quer devocionais.

Na dimensão devocional, realça-se a devoção à Imagem do Senhor Santo Cristo, através do seu tesouro, de objetos e rituais que lhe estão associados, porque a Imagem congrega os açorianos das ilhas e das comunidades emigrantes, gerando um conjunto de ritos individuais e coletivos.

O autor realiza uma reflexão sobre este imóvel a partir de fontes de arquivo nunca antes estudadas, com o objetivo de colocar o património em diálogo com a sociedade, através de uma proposta de musealização de alguns espaços e objetos.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.