Açoriano Oriental
"Hemingway" de Genuíno Madruga sem mastro
Na madrugada de domingo passado, o iate "Hewingway" no qual segue Genuíno Madruga, o primeiro açoriano a dar a volta ao mundo, foi afectado por um tornado tendo ficado sem mastro.

Autor: Rita Sousa / Ana Carvalho Melo
No diário de bordo do dia 10 de Maio, Madruga dá conta que “o “Hemingway” foi surpreendido pela passagem de um ciclone ou tornado”, acrescentando ainda que “a genoa que a meio pano já não foi possível recolher rebentou e em bocados foi levada. O mastro partiu-se pelo primeiro espalha- brandais (...) Ainda durante a noite  foi possível  safar os destroços o que não evitou algum estrago na borda e no varandim de bombordo, que ficou totalmente destruído”.

Deste modo, a data prevista para a chegada do navegador açoriano ao Pico, a 30 de Maio, não poderá ser cumprida.

“A bordo há combustível para aproximadamente 800 milhas. Com esta vela improvisada e com a ajuda do motor irei prosseguir a minha viagem com destino à ilha onde nasci, não havendo agora data prevista para a chegada”, esclarece Genuíno Madruga.
PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.