Açoriano Oriental
Governo dos Açores promove estudo sobre prevalência da diabetes na região

Os Açores vão promover um estudo que visa apurar a real dimensão da diabetes na região, na sequência de um repto lançado ao executivo açoriano, aceite pelo seu presidente, José Manuel Bolieiro.

Governo dos Açores promove estudo sobre prevalência da diabetes na região

Autor: Lusa/AO Online

“Estamos no melhor espaço [hospital de Ponta Delgada] para saber que, para cuidar e ter uma solução para um problema, é preciso fazer o diagnóstico do mesmo. Fomos desafiados, e bem, pela diretora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição, para que a região possa fazer um estudo sobre a prevalência da diabetes nos Açores”, declarou José Manuel Bolieiro.

No âmbito das comemorações dos 100 anos da descoberta da Insulina no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, a diretora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição, considerou ser “urgente conhecer a realidade da dimensão” da diabetes na região.

Para além de desafiar o executivo açoriano para a realização do estudo, Isabel Sousa defendeu a necessidade de dotar o Serviço Regional de Saúde de instrumentos mais modernos para combater a doença.

O presidente do Governo Regional disse que “não há melhor oportunidade para que se possa passar do conhecimento ao reconhecimento” e “saber a prevalência e as necessidades do seu tratamento, os meios para cuidar bem dos doentes”, instruindo “a população quantos aos seus atos na nutrição e exercício físico para evitar a doença da diabetes e não terem necessidade de tratamento através da insulina”.

José Manuel Bolieiro reiterou o agradecimento pelo “esforço e dedicação” dos profissionais de saúde perante a pandemia da covid-19, notando que as iniciativas do Governo dos Açores para a valorização financeira das suas carreiras visam “fazer justiça a velhas reivindicações” do setor.

José Manuel Bolieiro deixou claro que o Serviço Regional de Saúde é a “prioridade” do Governo Regional.

O líder do executivo ressalvou que “há a profunda convicção de que, para tratar bem os açorianos em qualquer uma das ilhas, tem que se ter conhecimento que a oferta pública, assegurada como prioridade, pode ser complementada com a oferta privada ou, se não puramente privada, de economia social, que também pode e deve coexistir com as boas políticas públicas da saúde dos açorianos”.

Segundo dados partilhados pelo secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, na cerimónia, a taxa de mortalidade por diabetes por cada 100 mil habitantes em pessoas com menos de 65 anos é 2,4 no continente e 4,1 nos Açores.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados