
Da Companhia Portuguesa Rádio Marconi à Altice: a Telegrafia Sem Fios

A Telegrafia Sem Fios encontra-se na base das comunicações que estabelecemos, quer através da rádio e da televisão quer das chamadas telefónicas. Em Portugal, este sistema de comunicação foi facultado pela Companhia Portuguesa Rádio Marconi no século XX, sendo atualmente disponibilizado pela Altice, ainda que não em exclusivo.
A telegrafia consiste num sistema de comunicação que permite a transmissão e reprodução à distância do conteúdo de documentos, escritos, impressos, imagens ou qualquer outra informação. Originalmente, usava-se o alfabeto morse, que era baseado na combinação de dois sinais de diferente duração (ponto e traço). A informação transforma-se em grupos de impulsos elétricos na estação emissora e, uma vez transmitidos, esses impulsos são descodificados na recetora que os transforma novamente em informação.
Após a comprovação experimental em laboratório da existência de ondas de rádio pelo físico alemão Heinrich Hertz, em 1887, diversos investigadores e inventores procederam a tentativas de as utilizar como meio de transmissão de informação, sendo Guglielmo Marconi um dos inventores pioneiros do sucesso das comunicações por via da Telegrafia Sem Fios (TSF).
Em 1897, foi fundada a “Marconi's Wireless Telegraph and Signal Company". Em Portugal, foi criada a Companhia Portuguesa Rádio Marconi, em 1925, tendo-se estendido às duas regiões autónomas em novembro do ano seguinte e, posteriormente, às colónias ultramarinas.
A empresa Marconi possibilitou os avanços tecnológicos que beneficiaram os Açores, não só através da instalação de cabos submarinos, lançados na segunda metade do século XIX, como posteriormente, mais precisamente a partir de 1977, com a implementação da tecnologia via satélite. Esses cabos continuam a ser de extrema importância na atualidade, permitindo a transmissão de grandes volumes de informação.
Em 1995, a Companhia Portuguesa Rádio Marconi foi adquirida pela PT Telecom, tendo o processo sido finalizado em 2002. Por sua vez, a Altice adquiriu a PT Telecom em 2018, sendo esta a atual responsável pelos cabos submarinos e pelas transmissões via satélite, isto é, pelos emissores que inicialmente pertenciam à Companhia Portuguesa Rádio Marconi e outros que foi adquirindo com o passar do tempo.
A Telegrafia Sem Fios garante o funcionamento rápido e eficaz dos aparelhos tecnológicos, permitindo interligar variadas regiões dispersas por todo o mundo. Sem a TSF, o mundo tecnológico em que a geração Z, os nómadas digitais, se vê envolvida no seu quotidiano estaria limitada a meios de comunicação “básicos”, como o serviço postal.
Mais notícias
Mais lidas
Notícias AO


