Açoriano Oriental
Covid-19
Bruxelas não comenta mas acompanha processo de vacinação em Portugal

A Comissão Europeia escusou-se a comentar as polémicas relacionadas com o processo de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, mas assegurou que o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) acompanha “de perto” estes procedimentos.

Bruxelas não comenta mas acompanha processo de vacinação em Portugal

Autor: Lusa/AO Online

“Não vou fazer comentários específicos sobre determinados países europeus, mas gostaria de salientar que o ECDC está a acompanhar de perto os processos de vacinação nacionais”, afirmou o porta-voz do executivo comunitário para a área da Saúde Pública, Stefan De Keersmaecker.

Questionado na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, sobre casos de vacinação fora da lista de prioritários em Portugal, o responsável disse que estes procedimentos são “acompanhados por todos e com grande interesse, também no âmbito do comité de segurança sanitária”, um grupo consultivo informal presidido pela Comissão Europeia e composto por representantes de todos os Estados-membros, que coordena as respostas nacionais a ameaças graves para a saúde ao nível comunitário.

Em Portugal, o Ministério Público já abriu inquéritos em relação a casos que envolvem o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Lisboa e do Porto, a Segurança Social de Setúbal e outras instituições onde há indícios de irregularidades na vacinação contra a Covid-19, nomeadamente de pessoas que não faziam parte das listagens de casos prioritários.

Na quarta-feira, o coordenador do grupo de trabalho responsável pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19, Francisco Ramos, demitiu-se, alegando ter descoberto anomalias na vacinação de profissionais no Hospital da Cruz Vermelha, de cuja comissão executiva é presidente.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.