Açoriano Oriental
Boris Johnson deixa crise do custo de vida para sucessor

O "futuro primeiro-ministro" terá a seu cargo tomar medidas contra a crise do custo de vida, disse o gabinete do chefe do executivo, o demissionário Boris Johnson, que está a ser responsabilizado pelo agravamento da situação económica.

Boris Johnson deixa crise do custo de vida para sucessor

Autor: Lusa/AO Online

O líder conservador, que deveria estar a chefiar o Governo de gestão, foi em lua-de-mel para a Eslovénia na semana passada, quando o banco central avisou que a inflação iria exceder os 13% no outono, mergulhando o Reino Unido na sua mais longa recessão desde a crise financeira de 2008.

O ministro das Finanças britânico, Nadhim Zahawi, também se encontrava longe de Londres.

"Por convenção, não cabe a este Primeiro-Ministro fazer grandes alterações orçamentais durante este período (provisório). Caberá ao futuro primeiro-ministro" fazê-lo, disse um porta-voz de Downing Street.

Boris Johnson demitiu-se no início de julho, após meses de escândalos. Os membros do Partido Conservador vão eleger em agosto o seu sucessor, que será anunciado em 05 de setembro.

Desde que anunciou a sua demissão, Boris Johnson já foi criticado por faltar a reuniões de crise durante a histórica onda de calor que atingiu o Reino Unido e por não receber as futebolistas inglesas depois da inédita vitória no campeonato europeu.

Em vez disso, celebrou o seu casamento com Carrie Johnson e na semana passada foi de férias para a Eslovénia, onde disse à televisão local que tinha passado um tempo "maravilhoso". "Tivemos uma lua-de-mel maravilhosa. Subimos todas as montanhas disponíveis, mergulhámos em lagos, andámos de bicicleta", disse.

"Uma crise económica como esta requer uma liderança forte e ação urgente, mas em vez disso temos um partido 'Tory' [Conservador] que perdeu o controlo", afirmou a deputada trabalhista Rachel Reeves.

"Tem de haver alguém no comando", disse Gordon Brown, ex-Primeiro-Ministro trabalhista, à ITV. "Há um vazio que precisa de ser preenchido".

"Se esperarmos pelo novo primeiro-ministro, será demasiado tarde", advertiu Brown, apelando a Boris Johnson e aos dois candidatos para o sucederem - Liz Truss e Rishi Sunak - para chegarem a acordo sobre medidas orçamentais de emergência.

"O Primeiro-Ministro deve reunir os dois candidatos nas próximas duas semanas para acordar uma solução e ajudar as pessoas e as empresas a pagar as suas contas de energia", disse Tony Danker, chefe do poderoso sindicato britânico do patronato CBI.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, pediu hoje numa carta uma reunião entre os chefes de governo das quatro nações britânicas para "acordar medidas urgentes para ajudar os mais necessitados".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados