Açoriano Oriental
COP27
Bancos multilaterais lançam Aliança para Infraestruturas Verdes em África

Os bancos multilaterais de desenvolvimento lançaram durante a COP27 a Aliança para as Infraestruturas Verdes em África, um mecanismo de financiamento que prevê angariar 500 milhões de dólares para projetos, anunciaram os financiadores.

Bancos multilaterais lançam Aliança para Infraestruturas Verdes em África

Autor: Lusa/AO Online

"A Aliança angaria até 500 milhões de dólares [486 milhões de euros] de capital para a preparação e desenvolvimento de projetos em fase inicial, com o objetivo de aumentar a capacidade bancária do projeto e gerar até 10 mil milhões de dólares [9,72 mil milhões de euros] em oportunidades de investimento para o setor privado", lê-se no comunicado difundido por várias instituições que patrocinam o projeto.

"A missão da Aliança é angariar capital significativo para acelerar a transição justa e equitativa de África para as emissões líquidas zero, tendo dois objetivos estratégicos: gerar uma sólida carteira de projetos transformadores financiáveis, e catalisar o financiamento à escala e rápido para as infraestruturas africanas", acrescenta-se ainda no comunicado.

Os quatro pilares de atuação da Aliança serão a Preparação e Desenvolvimento de Projetos, a Classificações de Projetos, o Cofinanciamento e retirada de risco e os Investidores Institucionais.

O objetivo da Aliança é angariar até 500 milhões de dólares para fornecer capital para o desenvolvimento de projetos em fase inicial, que poderão evoluir para até 10 mil milhões de dólares de investimentos em infraestruturas verdes, mobilizados a partir de uma combinação de coinvestimentos, cofinanciamento, mitigação de riscos e financiamento misto fornecido pelos membros da Aliança.

Os setores prioritários da Aliança são energia, transportes, água e saneamento, infraestruturas de saúde, de banda larga e infraestruturas urbanas e rurais, acrescenta-se ainda no comunicado.

Os promotores da iniciativa são o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), o Africa50, a União Africana, a Agência de Desenvolvimento da União Africana, o Banco Europeu de Investimento, o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, a Agência Francesa de Desenvolvimento, a Fundação Rockefeller, a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA, o Centro Global de Adaptação, o Grupo de Desenvolvimento de Infraestruturas Privadas e o Fórum de Investidores Africanos Soberanos.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados