Açoriano Oriental
Autarca descontente por conferência de Governo dos Açores sobre Espaço não ser em Santa Maria

A presidente da Câmara de Vila do Porto manifestou descontentamento junto do Governo dos Açores pelo facto de uma conferência internacional sobre o Espaço não se realizar na ilha de Santa Maria, alvo de diversos investimentos no setor.

Autarca descontente por conferência de Governo dos Açores sobre Espaço não ser em Santa Maria

Autor: Lusa/AO Online

Um comunicado da autarquia refere-se à carta dirigida ao presidente do executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, na qual a autarca socialista “ressalvou os investimentos avultados que, ao longo dos últimos 20 anos, se têm verificado na ilha, quer pelo Governo Regional, como por parte do Governo da República e da iniciativa privada”, demonstrando “desagrado com a realização da conferência na ilha de São Miguel”.

Bárbara Chaves alertou ainda que o município “não teve conhecimento prévio do evento, tendo recebido a informação/convite apenas na terça-feira”.

O Governo Regional revelou a 03 de novembro que a Secretaria da Cultura, da Ciência e da Transição Digital ia promover a Conferência Internacional sobre a Estratégia dos Açores para o Espaço, a 11 e 12 de novembro em Ponta Delgada.

A Lusa contactou hoje o Governo Regional sobre as críticas da autarca, mas não teve resposta até ao momento.

Para Bárbara Chaves, caso a opção tivesse sido realizar a conferência em Santa Maria, “seria uma ótima oportunidade para manter os marienses informados sobre este tão importante e promissor setor de desenvolvimento”.

Para além disso, “contribuiria para, em período de época baixa, trazer a Santa Maria um conjunto de participantes que possivelmente não conhecerão as potencialidades da ilha relativamente ao setor espacial”.

A autarquia diz ter “consciência de que, infelizmente, nada mais avançou relativamente ao programa de concurso do Porto Espacial de Santa Maria, relativamente à última reunião com o Governo dos Açores”.

Na carta dirigida ao Governo Regional, a autarca lamentou ainda que, no âmbito da “Divulgação e Educação Científica para o Espaço”, em desenvolvimento através da “Estratégia dos Açores para o Espaço”, a Escola Básica e Secundária de Santa Maria tenha sido excluída desse projeto-piloto de “Educação para a Ciência”.

Para a câmara, foi desmerecido “todo o trabalho que, ao longo dos anos, docentes e alunos desta escola têm desenvolvido em conjunto com entidades e empresas ligadas ao Espaço e que exercem atividade em Santa Maria”.

A autarca manifestou “total disponibilidade para acompanhar, colaborar e tudo fazer para que o projeto espacial em Santa Maria seja reforçado, efetivo e que contribua, de forma muito significativa, para o desenvolvimento da ilha e dos marienses”.

Na página da Internet dedicada à Conferência, explica-se que os Açores “estão a preparar a sua Estratégia para o Espaço (EAE), um documento fundamental que promove a visão, missão e objetivos para dinamizar o setor aeroespacial na região a médio e longo prazo”.

Acrescenta-se que “o principal objetivo da EAE é transformar os Açores num ‘hub’ transatlântico para as atividades aeroespaciais, identificando especificidades e capacidades das diferentes ilhas do arquipélago em áreas prioritárias a desenvolver e as alavancas para a sua implementação”.

O programa inclui 34 oradores nacionais, 17 europeus, três dos Estados Unidos da América, um do Canadá e um da África do Sul.

Está ainda prevista a presença do diretor para o Espaço da Comissão Europeia, Matthias Petschke, do presidente da ANACOM, João Cadete de Matos e dos eurodeputados Carlos Zorrinho e Maria da Graça Carvalho.

Em abril, o presidente do Governo dos Açores afirmou que o executivo ia “atualizar o projeto” para a construção do Porto Espacial de Santa Maria, que ficou sem adjudicação por exclusão dos dois concorrentes.

O governante falava à Lusa em Santa Maria, depois da assinatura de protocolos entre o Governo da República e a Agência Espacial Europeia.

O Governo da República aprovou em março de 2019 a criação da agência espacial portuguesa Portugal Space, com sede na ilha de Santa Maria.

Inicialmente estava previsto que o contrato para a instalação e funcionamento do Porto Espacial de Santa Maria fosse assinado em junho de 2019, para que os primeiros lançamentos de pequenos satélites ocorressem no verão de 2021.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados