Autor: Lusa/AO Online
Na última intervenção enquanto Presidente da Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, o líder do executivo realçou ter sido uma “honra e um privilégio” para a região ter assumido a presidência daquela Conferência.
“É, portanto, com uma sensação algo contraditória de, por um lado, pesar, e já de alguma saudade, mas por outro de enorme tranquilidade decorrente do dever cumprido”, assinalou.
Bolieiro falava na sessão de encerramento da XXVI CPRUP, que decorreu durante quinta e sexta-feira em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) disse que a presidência açoriana teve pela frente “enormes desafios” devido à pandemia da Covid-19.
Bolieiro defendeu ainda que, no último ano, foram dados “passos significativos” no “aprofundamento da relação” entre as regiões ultraperiféricas.
“Com a pandemia, tivemos que arrepiar caminhos e adequar as nossas metodologias de trabalho a esta nova realidade que a todos se tem vindo a impor com uma intensidade terrível”, salientou.
O chefe do executivo açoriano disse ainda que, com a presidência da Martinica, estão reunidas “todas as condições necessárias para a concretização dos passos que se seguem”.
“Este não é um momento de despedida, mas um até já. Afinal será já dentro de pouco mais de um mês que nos iremos rever para a conclusão do trabalho conjunto que agora importa desenvolver com os nossos Estados-membros", afirmou, referindo que no "culminar" do trabalho vai estar uma "declarações comum" das regiões "destinada às instituições europeias”.
Na sessão de abertura, dirigindo-se às instâncias da União Europeia, José Manuel Bolieiro reivindicou um “tratamento diferenciado e específico” para as regiões ultraperiféricas.
“Numa palavra, reivindicamo-nos do direito a um tratamento diferenciado, específico, não para sermos diferentes dos demais, mas precisamente pelo contrário, para podermos assegurar nos nossos territórios a igualdade dos nossos cidadãos relativamente aos seus congéneres continentais”, disse hoje o presidente do governo açoriano.
Os Açores assumiram Presidência da Conferência das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia a 27 de novembro de 2020.
A Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CPRUP) da União Europeia é uma estrutura de cooperação entre os presidentes dos órgãos executivos das regiões ultraperiféricas dos Açores, das Canárias, de Guadalupe, da Guiana, da Madeira, da Martinica, da Reunião e de Saint-Martin.