Açores TSF
Conversas Partilhadas 04 janeiro 2025
Na Conversa desta semana, Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata comentam a entrevista do líder do PS-Açores, Vasco Cordeiro ao Açoriano Oriental e TSF.
Virando a página, a Conversa centra-se na notícia de que a maioria das Santas Casas nos Açores são dependentes dos subsídios públicos e apenas 5 das 23 obtiveram um volume de vendas superior ao dos subsídios.
Por fim, aborda-se a lista de espera para exames complementares no privado que contam com 5492 utentes inscritos.
Grande Entrevista Vasco Cordeiro 14 junho
Arrancamos estas edição da Conversa a 4 com o rescaldo do Dia da Autonomia e prosseguimos para a análise à critica dos Empresários sobre "desmantelamento" da SDEA e das insuficiências nas políticas de apoio às exportações.
Fechamos com “Rabo de Peixe” : é ou não bom para a promoção dos Açores no extrerior?
Arrancamos esta edição da Conversa a 4 com o rescaldo do Dia da Autonomia e prosseguimos para a análise à crítica dos empresários sobre "desmantelamento" da SDEA e das insuficiências nas políticas de apoio às exportações.
Fechamos com “Rabo de Peixe” : é ou não bom para a promoção dos Açores no exterior?
Abrimos a Conversa a 4 com o "dossier" dos fundos europeus nos Açores: PO2020,PO2030 e PRR e os atrasos
apontados pelo PS que quer ouvir várias entidades regionais e já solicitou documentação sobre esses atrasos.
O anúncio de que a Ryanair pode deixar de voar para os Açores é outro tema de análise: que impacto terá a saída da
companhia irlandesa dos céus açorianos e até onde deve ir o governo regional nas negociações com a Ryanair?
o programa desta semana fecha com o projeto de lei apresentado pelo PSD na Assembleia da República a propor a
descriminalização do consumo de drogas sintéticas.
Esta semana a Conversa a 4 debruça-se sobre a comissão de inquérito à TAP após as audições de Frederico Pinheiro, Eugénia Correia e João Galamba.
No programa desta semana fala-se de Mário Centeno, positivamente
surpreendido com a performance da economia portuguesa, de José Manuel
Bolieiro convicto que está de que a redução fiscal irá gerar 140 milhões
de euros na economia açoriana, fala-se ainda das Escolas Profissionais
que voltam a ganhar destaque no “edifício escolar” regional e aumentam a
sua oferta letiva para o próximo ano.
Hoje abordamos os atrasos nos pagamentos do Estado, a alegada dívida da República ao Governo Regional pelos danos causados pelo furação Lorenzo; fazemos o rescaldo da entrevista de Nuno Barata, coordenador da IL nos Açores e a fechar uma análise aos primeiros dias do IVA Zero nos Açores.
Bem vindos à Conversa a 4.
Hoje falamos do atraso no PRR (meta principal falhada no Tecnopolo Martec no Faial), reforço das medidas para ajudar a mitigar os efeitos da inflação - que vão custar 15 ME aos cofres da região, IVA zero e fechamos com a análise à noticia de que da criminalidade violenta e grave aumentou 4% em 2022, apesar da criminalidade geral ter recuado 2,6% nos Açores.
A Conversa 4 desta semana gira em torno das auditorias externas à Ilhas de Valor e Lotaçor, rescaldo da entrevista de José Manuel Bolieiro à Açores-TSF e Açoriano Oriental, do anúncio do vice-presidente que pretende criar mais 10 mil empregos na região, 6500 dos quais na função pública, e fecha com a lista dos países mais felizes do mundo, onde Portugal cai para 56º lugar.
Na Conversa a 4 desta semana, Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata analisam a crise política nos Açores e os casos de abusos sexuais na Igreja e as duras criticas do presidente da República à decisão da Conferência Episcopal
Na Conversa a 4 , João Teixeira e Isabel Barata falam sobre o problema da habitação nos Açores a propósito das quase quatro mil casas devolutas em São Miguel. Ambos respondem à pergunta se a República deve ou não suportar a despesa com a Saúde e Educação nos Açores e debatem o cenário de eventual privatização do serviço de hemodiálise na Região.
A execução do PPR também esteve na mira da Conversa a 4 que fecha a debater o “caso” do Cine-teatro Miramar em Rabo de Peixe.
Esta semana a Conversa a 4 discute a revisão do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores que fica em consulta pública até ao final de março e faz o rescaldo do plano “Mais Habitação” apresentado pelo Primeiro-ministro António Costa.
Esta semana a Conversa a 4 puxa para a rádio a polémica em torno das Jornadas da Juventude com Isabel Barata, João Teixeira e Elias Pereira a escalpelizarem o altar da discórdia. Dentro de portas, a requalificação do centro histórico de Ponta Delgada é tema de conversa que termina com uma análise concisa à entrevista de António Costa à RTP 1.
Na Conversa a 4 desta semana Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata falam sobre o impacto da Covid-19 na recuperação da economia açoriana, no programa de ajuda às famílias e empresas anunciado pelo governo regional e abordam ainda o cenário ético da politica atual.
Nesta edição da Conversa a 4, são temas de análise o consumo de drogas e álcool nos Açores (Região lidera a nível nacional os consumos de droga e álcool), o atraso na entrega de 125 milhões de euros do PRR às empresas açorianas e o escândalo que está a abalar as instituições da União Europeia .
Esta semana, Elias Pereira e Isabel Barata falam sobre o problema na Saúde que envolve hospitais, sindicatos, ordem dos médicos e governo.
A descida do rating dos Açores aplicada pela Moody's é outro dos temas da Conversa que aborda ainda os crimes sexuais contra menores.
A fechar uma nota de rodapé sobre as obras na Calheta Pero de Teive que prometem devolver a dignidade daquele espaço aos micaelenses em geral e pontadelgadenses em particular.
A alienação de 51% da Azores Airlines é o ponto de partida do “Duas Margens” desta semana. Programa onde Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam também, a aprovação do Plano e Orçamento da Região e do Orçamento de Estado para 2023. Os resultados dos Censos de 2021 encerram o último programa do ano.
A entrevista do Presidente do Governo Regional dos Açores à RTP-A é dissecada pelos comentadores da Conversa a 4 que analisam também o Plano e Orçamento para 2023 aprovado esta semana na Assembleia Legislativa dos Açores
No programa desta semana, Sónia Nicolau e Jorge Macedo falam de endividamento zero e analisam o debate e as propostas do Plano e Orçamento da Região para 2023.
As alterações que constam do Orçamento do Estado para 2023 em prol dos Açores também vêm à baila, assim como, o impacto da greve na função pública.
Para ouvir às 18h00 na Rádio Açores TSF 99.4 fm
Esta semana, na Conversa a 4, analisamos o braço de ferro entre médicos e o vice-presidente do Governo dos Açores e procuramos perceber o que pode fazer José Manuel Bolieiro para tentar mediar o conflito.
O Plano e Orçamento para 2023 vai a debate e a votos na próxima semana e é tema de conversa na Açores TSF tal como os protestos dos trabalhadores do Teatro Micaelense e da EDA que exigem melhores salários. Com ou sem razão?
A fechar a Conversa desta semana abordamos as contas da Praia da Vitória que estão no vermelho e abriram uma guerra entre PSD/CDS-PP e PS.
No programa"Duas Margens" desta semana Jorge Macedo e Sónia Nicolau, analisam as polémicas declarações de Artur Lima Vice Presidente do Governo a propósito do trabalho suplementar dos médicos e as suas consequências.
A revisão constitucional é outro dos assuntos da agenda, assim como, a cimeira do clima das Nações Unidas.
O pacote de medidas apresentado esta semana pelo PS Açores, para ajudar famílias e empresas, a suportar o aumento do custo de vida, é o primeiro tema da agenda desta semana.
O desfecho da comissão de inquérito à operacionalização das agendas mobilizadoras é também alvo de análise, a par da saída de Jerónimo de Sousa da liderança do PCP.
Na Conversa a 4 desta semana discute-se a anteproposta do Plano e Orçamento entregue ao Presidente da Assembleia Regional, a comissão de inquérito às Agendas Mobilizadoras, que encerrou sem ter um relatório final aprovado, os números do Eurostat sobre a Educação e olha-se ainda para o Brasil pós-Bolsonaro.
No programa "Duas Margens" de hoje Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam a proposta de plano e orçamento da Região para 2023. Assim como, o tom do debate do orçamento do estado para o próximo ano.
As eleições no Brasil também são tema de conversa.
No "Duas Margens" de hoje fala-se de saúde e da intenção da CUF adquirir o HIA- Hospital Internacional dos Açores.Sónia Nicolau e Jorge Macedo, abordam ainda, as candidaturas das Romarias de São Miguel a património cultural imaterial nacional e a património cultural imaterial da Humanidade.Sem esquecer a saída de Cotrim de Figueiredo da liderança da IL e a entrada em cena de Rishi Sunak como 1º Ministro do Reino Unido.
Esta semana os Quatro falam dos resultados trimestrais do grupo SATA, do projeto Housing First que pretende dar casa e apoio aos sem abrigo de Ponta Delgada e da posição do sindicato que afirma que as condições de quem trabalha na hotelaria e restauração são piores do que no resto do país.
O programa de apoio à natalidade “Nascer Mais” criado pelo Governo de coligação PSD/CDS/PPM é um dos assuntos em análise, no programa desta semana.
Mas a conversa entre Jorge Macedo e Sónia Nicolau começa com o apelo do vice-presidente, aos responsáveis nacionais e europeus, para que as metas e prazos, previstos para o PRR Açores, sejam revistos ao abrigo do estatuto de ultraperiferia.
Antes das notas finais fala-se ainda de videovigilância e liberdade.
Na conversa a 4 desta semana o destaque maior vai para o Orçamento do Estado 2023 e das implicações que pode ter para os Açores com particular atenção ás verbas atribuídas para as rotas não-liberalizadas que todos consideram curtas.
A polémica em torno das declarações do Presidente da República também não escapa ao olhar atento de Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata.
Esta
semana, Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata fazem uma primeira
leitura da anteproposta do Plano e Orçamento para 2023, analisam o
cenário eleitoral no Brasil e fecham a Conversa com a tomada de pulso ao
discurso de Marcelo rebelo de Sousa no dia 5 de outubro.
Jorge Macedo e Sónia Nicolau, analisam esta semana, a renúncia de Maria José Duarte ao cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e a polémica em torno da suspensão das obras do mercado da Graça.
A insegurança na cidade e em São Pedro são também tema de conversa, da par os seis meses de mandato do Governo de António Costa e das eleições no Brasil.
Os empates de Rabo de Peixe, Praiense e Angrense vão estar em destaque na edição de hoje de Hora de Jogo. O jornalista Arthur Melo e os comentadores Nuno Barroso e Sérgio Silva vão ainda analisar o estágio do Santa Clara em Penafiel e mais uma jornada da Taça de Honra - João de Brito Zeferino.
A Conversa a 4 está de volta à antena da Açores-TSF depois de uma pausa veranil. Como habitualmente, Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata não deixa nada por dizer e esta semana comentam a cimeira Madeira-Açores, os mais recentes e preocupantes indicadores sobre o ensino superior nos Açores e os pacotes de apoio às empresas e às famílias anunciados pelo governo da República.
Esta semana Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata falam sobre a decisão do TC que declarou inconstitucional duas das normas da Lei do Mar que defendem a gestão partilhada do mar entre a República e as duas regiões autónomas; conversam também sobre a conferência organizada pelo Conselho Geral da UAc em que se debateu a influencia da I&D na Produtividade.
Na segunda metade da Conversa a 4 deitamos um olhar aso Congresso do PSD-Açores que começa esta sexta-feira e olhamos para as alterações climáticas que estão a ter impacto significativo no planeta.
Este é o último programa desta temporada da Conversa a 4 que vai de férias até setembro
Filipe Fernandes e Cristiana Costa trazem ao Psifalando desta semana o insucesso escolar e as dificuldades de inserção social e o papel dos psicólogos nas intervenções realizadas, complementando o papel da escola na promoção do sucesso escolar.
A Conversa a 4 tem uma mão cheia de assuntos para os comentadores Elias Pereira João Teixeira e Isabel Barata debaterem e analisarem:
Plano de reestruturação da SATA que levou o BE a convocar um debate de urgência no parlamento regional. Que futuro para a Azores Airlines pergunta a Conversa, respondem os comentadores.
O Ministro da economia e do Mar veio aos Açores dizer que é necessário adaptar o PRR à realidade açoriana.
A Ministra da Ciência, Tecnologia e ensino Superior veio aos Açores prometer finalizar a revisão do acordo plurianual com a UAC, mas foi-se embora sem revelar quando nem que valores vão estar contemplados.
Por fim olhamos para o reino Unido que fica sem Boris e a aguardar por um novo Primeiro-ministro. Que consequências poderá isso ter para a Inglaterra e para a Europa? A reposta está na Conversa a 4.
Bom fim de semana.
A denúncia do BE sobre a ligação de Faria e Castro, subscretário regional da presidência à empresa “Trust”, a moção de censura do Chega e o “perdão” de Costa ao ministro das infraestruturas são hoje tema de conversa.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo dão ainda nota das suas expetativas em relação ao desempenho de Luís Montenegro, enquanto líder do PSD.
Abrimos a Conversa a 4 com a Conferência dos Oceanos procurando perceber o essencial desta reunião magna onde estiverem 193 representantes ao mais alto nível dos países-membros das Nações Unidas.
Dentro de portas olhamos para a cerimónia de investidura da nova reitora da Universidade dos Açores e analisamos a decisão da Comissão para o Aprofundamento da Autonomia de avançar de imediato com as medidas que obtiveram consenso até agora e procuramos responder à pergunta: faz sentido?
Na capital portuguesa o tema da semana é o “erro de comunicação” sobre o aeroporto Montijo/Alcochete que já mereceu pedido de desculpa do ministro, um “tudo bem” do Primeiro-ministro e um puxão de orelhas do Presidente a António Costa. Confusos? Isabel Barata e Elias Pereira explicam tudo nesta edição da Conversa a
A aprovação por parte da Comissão Europeia do plano de reestruturação da Sata e as respectivas contrapartidas estão, em análise no programa desta semana.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo, fazem ainda, considerações aos discursos proferidos na sessão solene do Dia dos Açores.
Uma data celebrada este ano na cidade da Lagoa e onde pela primeira vez, todos os partidos, com excepção da IL se fizeram ouvir.
A eleição de Vasco Cordeiro como Presidente do Comité das Regiões é um dos temas em destaque no programa desta semana.Os desafios da Universidade dos Açores agora sob a liderança de Susana Mira Leal também está em análise, a par de outros assuntos que dominam a actualidade.
No “Duas Margens” desta semana, Sónia Nicolau e Jorge Macedo perspetivam que impacto terá o novo programa de apoio ao emprego, o desigando “ turis-estável”.
Uma avaliação que se estende ao projecto-piloto “Novos Idosos” cujas candidaturas arrancam no próximo dia 27 de junho, entre outros, assuntos.
A aprovação por parte da Comissão Europeia do plano de reestruturação da Sata e as respectivas contrapartidas estão, em análise no programa desta semana.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo, fazem ainda, considerações aos discursos proferidos na sessão solene do Dia dos Açores.
Uma data celebrada este ano na cidade da Lagoa e onde pela primeira vez, todos os partidos, com excepção da IL se fizeram ouvir.
Na Conversa a 4 desta semana os comentadores Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata fazem o balanço do congresso do PS-Açores e debatem os principais desafios que se colocam ao novo líder nacional do PSD Luís Montenegro
No programa “Duas Margens”desta semana, Sónia Nicolau e Jorge Macedo fazem o balanço do congresso regional do PS Açores e perspectivam a liderança de Luís Montenegro, à frente do PSD.
A criação da comissão de inquérito à concessão de avales a empresas privadas, é também tema de análise, a par do impacto do OE/22 na Região.
No programa “Duas Margens” desta semana Jorge Macedo e Sónia Nicolau, analisam o facto, do Governo ter decidido reavaliar o POTRAA – Programa de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores .
A introdução de manuais digitais nas escolas e a implementação do sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores, são também tema de conversa.
Por último, é analisada a possível alteração da data do feriado municipal de Ponta Delgada
Carla Rocha e Célia Machado são as duas psicólogas que fazem o Psifalando desta semana e onde abordam o tema “Com ou sem máscara: como nos vemos?” Agora que o uso de máscara deixou de ser obrigatório coloca-se a grande questão: e agora? As respostas para ouvir no Psifalando.
O processo das agendas mobilizadoras, alvo de uma comissão de inquérito parlamentar, está em análise no programa desta semana, a par do aval atribuído à empresa AngraSol.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo, abordam ainda, a polémica exoneração de António Salgado do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha do Corvo, lugar que será ocupado por Paulo Margato.
No Psifalando desta semana os psicólogos Marco Santos e César Soares
abordam a escola como um contexto de promoção da Saúde Psicológica.
Na Conversa a 4 desta semana fala-se da
dívida dos Açores, da divergência dos números apresentados pelo governo e pela oposição e procura-se saber onde está a verdade das contas de uma Região que irá receber muitos milhões de Fundos Europeus e que são outro dos temas da Conversa.
O anúncio de que os Açores vão ter um avião cargueiro interilhas também merece debate e reflexão.
As opções do governo de coligação PSD/CDS-PP7PPM em matéria de transportes, em particular, de mercadorias, estão em análise no programa desta semana.
A possibilidade do Executivo reintegrar a ATA está também, em cima da mesa, a par da polémica nomeação para a direcção do departamento de gestão de doentes do HSEIT.
No Psifalando desta semana, Carlos Gonzales e Joana Ámen falam da ligação entre a psicologia e o mindfulness e explicam o que é e quais os benefícios desta prática milenar.
No programa desta semana Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam a nova estratégia da UE para as Regiões Ultraperiféricas, onde se incluem. os Açores e a Madeira.
A entrada de Isabel Rodrigues para o Governo da República é também, tema de conversa, a par do congresso do Chega Açores, entre outros assuntos.
Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata discutem esta semana a notícia sobre o peso da agricultura no PIB regional e o que isso pode significar em termos de desenvolvimento dos Açores onde o saldo natural continua negativo e merece também debate na Conversa a 4 que encerra com o debate sobre o papel de Portugal no apoio da adesão da Ucrânia à União Europeia.
A aplicação no arquipélago de uma taxa turística regional a partir do próximo ano.
Medida desde a primeira hora contestada pelos agentes do sector, é um dos temas em análise no programa de hoje.A eleição de José Pacheco, como líder do Chega Açores e os discursos do 25 de abril fazem também parte do alinhamento, mas há outros.
Na Conversa a 4 desta semana Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata analisam a remodelação do governo regional, a aprovação da taxa turística proposta pelo PAN; as eleições na Universidade dos Açores e o futuro da academia regional também merecem conversa tal como as eleições deste domingo que ditarão o futuro da França e da Europa.
A remodelação do governo de coligação PSD/CDS/PPM é o tema central do “Duas Margens” desta semana.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo, analisam ainda, a recandidatura de Vasco Cordeiro à presidência do PS Açores.
As directas decorrem amanhã e depois. Assim como, a eleição dos delegados ao congresso regional que decorre entre 27 e 29 de maio no Faial.
As candidaturas de Luís Montenegro e de Jorge Moreira da Silva à liderança do PSD nacional estão também em cima da mesa.
Nesta semana no Psifalando abordamos os efeitos que a crise sísmica em São Jorge pode ter sobre as pessoas, sinais de alerta, a importância da família e da comunidade como fator de proteção, o acesso à informação e como lidar com as crianças.
Catarina Cordeiro e Filipe Fernandes falam ainda da importância da informação e do apoio aos operacionais no terreno.
Os quatro falam esta semana sobre a subida da inflação nos Açores e no país e do impacto que já está a ter na economia regional e no bolso das famílias; o Orçamento do Estado é outro dos temas em conversa tal como o corte de 20 milhões de euros nas transferências para a Região.
No plano internacional as eleições em França merecem tempo de antena para procurar antever consequências de uma viragem à extrema-direita e o que isso poderá significar para a Europa.
Por fim, Elias Pereira, Isabel Barata e João Teixeira analisam o incidente diplomático entre a Ucrânia e a Alemanha.
No Psifalando desta semana Marco Santos e Joana Ámen abordam os impactos psicológicos da guerra na Ucrânia, os riscos de se criarem preconceitos contra o povo russo, o efeito que a informação e contrainformação da guerra pode ter nos jovens e crianças e como devem os pais e educadores lidar com isso.
O adiamento do concurso para a construção de um porto espacial em Santa Maria e a nova ameaça do Chega Açores são tema de conversa no programa desta semana.
O aniversário da cidade de Ponta Delgada serve de pretexto para analisar os primeiros meses de mandato de Pedro Nascimento Cabral.
Sendo que Sónia Nicolau e Jorge Macedo perspetivam também o futuro de Nuno Melo, enquanto líder do CDS.
A tomada de posse do governo da República e a reabertura da Assembleia da República são dois dos temas maiores da Conversa a 4 que olha ainda para os efeitos que a crise sísmica está a ter em São Jorge,
Bom fim de semana.
Na semana em que deputados e governo da República tomaram posse, Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam os discursos e perspetivam os quatro anos de maioria absoluta.
A visita de Marcelo Rebelo de Sousa a São Jorge que vive desde 19 de março uma crise sismovulcânica é também motivo de conversa.
Esta semana na Conversa a 4 falamos da crise sísmica em São Jorge e do papel do CIVISA e do governo dos Açores na gestão da crise, olhamos para o novo elenco governativo de António Costa e procuramos perceber o futuro da ATA.
A crise sismovulcânica na ilha de São Jorge e as medidas preventivas, que estão a ser tomadas, pelas autoridades marcam o início do programa desta semana.
As escolhas de António Costa para o Governo e para a Assembleia da República estão também em análise. Assim como, o aumento do custo de vida como consequência da guerra na Ucrânia.
Que impacto está a ter a guerra na Ucrânia na economia açoriana? A região vai necessitar de um orçamento retificativo? Perguntas que não ficam sem resposta por parte de Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata que olham ainda para a BTL e discutem a eventual retoma turística nos Açores.
Um estudo da DECO revela que 18 dos 19 concelhos açorianos não têm plano de prevenção e combate às alterações climáticas, um tema que merece a reflexão da Conversa a 4 que fecha com a análise à exoneração do diretor regional da Cultura.
Mais uma semana, mais uma reunião dos 4 para a habitual Conversa na Açores-TSF.
Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata falam sobre a preocupação do CESA que diz não estar a receber informação estatística atualizada sobre o PRR. A Conversa entra em terrenos da aviação para discutir se o governo deve ou não divulgar o plano de reestruturação da companhia aérea regional.
Outro dos temas da Conversa : a morosidade da Justiça que tarda em fechar processos em andamento: Operação Asclépio, ATA, Nortada e SPRHI são exemplos disso.
Os quatro olham com para a Ucrânia e analisam o que se está a passar no coração da Europa que parece abrir portas para a adesão ucraniana ao clube dos 27.
No programa “Duas Margens” desta semana Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam a anteproposta do Programa Operacional Açores 2030.
A manutenção das rotas por parte da Azores Airlines para as ilhas do Faial Pico e Santa Maria é também tema de conversa. Assim como, o apelo feito esta esta semana por José Manuel Bolieiro, aos açorianos a propósito dos refugiados ucranianos.
O pedido de exoneração do diretor regional da Cultura é o assunto de abertura da Conversa a 4 que se debruça ainda sobre as críticas que tem surgido ao Plano Operacional Açores 2030. Por fim, Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata analisam o cenário de guerra na Ucrânia.
A guerra na Ucrânia e as suas consequências são o ponto de partida do programa desta semana.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam ainda a exoneração do Director Regional da Cultura.
Esta semana a Conversa a 4 analisa a eventual revisão da Lei das Finanças Regionais que esteve em discussão no seminário organizado pelo Conselho Económico e Social dos Açores.
A abortada transição do Casino de Ponta Delgada para o Pavilhão do Mar não escapou ao olhar atento dos 4 que tem tempo ainda para comentar o ataque russo à Ucrânia.
Por último, são deixadas algumas sugestões para ocupar os seus tempos livres.
Tenham um bom fim de semana
A revisão da lei de finanças regionais está em análise no programa desta semana.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo, avaliam ainda, até que ponto, a criação de uma taxa turística regional como defende o PAN é vantajosa. A par da parceria EasyJet /Azores Airlines.
A instalação do casino no Pavilhão do Mar também dá que falar.
A Conversa a 4 desta semana centra atenções na repetição da votação no circulo europeu que atrasa a tomada de posse do novo governo e atira para julho a aprovação do Orçamento do Estado.
A baixa adesão dos açorianos a práticas culturais merece a reflexão e pensamento critico de Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata.
No “Duas Margens” desta semana os comentadores Sónia Nicolau e Jorge Macedo, analisam a repetição das eleições no círculo eleitoral da Europa e as suas consequências.
A estratégia da educação para a década, a par, da agenda para a qualificação profissional também estiveram em debate.
O alívio das restrições para fazer face à Covid 19 foi o último tema da agenda de hoje.
O atraso do lançamento do concurso público que define as obrigações de serviço público do transporte aéreo entre os Açores e Continente é o ponto de partida do programa desta semana.
O novo ciclo político protagonizado por António Costa é também alvo de análise.
Elias
Pereira, João Teixeira e Isabel Barata debruçam-se sobre o resultado
das eleições legislativas do dia 30 e olham para a realidade dos números
do impacto que podem ter no panorama político nacional, mas também nos
Açores.
A maioria absoluta do PS de António Costa, nas legislativas nacionais.
O desaparecimento do CDS – PP da Assembleia da República.
O crescimento do Chega e da Iniciativa Liberal. E a perda de mandatos por parte do BE e do PCP dão o mote ao programa desta semana.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam ainda, os resultados eleitorais na Região e as suas consequências.
No último dia de campanha , Elias Pereira, Isabel Barata e João Teixeira tiram o pulso aos vários candidatos e à prestação que tiveram até agora.
A pandemia volta a ser assunto da Conversa na perspetiva das regras e informação ao público do que parece ser cada vez mais o caminho da normalização.
Esta semana a Conversa a 4 fecha com uma leitura da crescente tensão entre a Rússia e a Ucrânia que envolve ainda a Nato. Bluff ou risco real?
Um bom fim de semana e não se esqueça de ir votar. A democracia agradece.
No programa “Duas Margens”
desta semana Sónia Nicolau e Jorge Macedo fazem o balanço da campanha
eleitoral para as legislativas nacionais.
Com os números da pandemia a subir e com as eleições legislativas à porta o Governo da República decidiu autorizar quem estiver em confinamento a ir votar. Um tema que divide a sociedade portuguesa e que serve de tema de abertura desta “Conversa a 4” que analisa também a proposta do PS-Açores para que se façam mais testes, reforce a vacinação e melhore a comunicação.Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata tem tempo ainda para fazer o balanço da campanha eleitoral que vai a meio.Tudo para ouvir aqui na Açores-TSF.
O voto dos infetados e isolados, a campanha e a gestão da pandemia são os temas do programa desta semana.
Jorge Macedo e Sónia Nicolau revelam ainda, que expectativas em relação ao mandato da nova Presidente do Parlamento Europeu.
O
empate 2-2 do Santa Clara na receção ao Tondela vai estar em destaque
na edição de hoje de Hora de Jogo. O jornalista Arthur Melo e os
comentadores André Branquinho e Nuno Barroso vão ainda analisar as
vitórias de Operário e Praiense no Campeonato de Portugal e a conquista
da Taça de Honra - João de Brito Zeferino pelo Vasco da Gama.
A situação pandémica em Portugal e nos Açores é o ponto de partida, para o programa desta semana.
A pré-campanha para as eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro também é tema de conversa.
Abrimos a Conversa a 4 com a discussão em torno das alterações ao trânsito na baixa de Ponta Delgada durante a época natalícia.
enquanto no país as crianças já estão a ser vacinadas nos Açores o governo decidiu não seguir por aí, uma decisão que não colhe a compreensão dos comentadores da Conversa a 4.
A fechar programa desta semana espreitamos as listas do PS/A e PSD/A para as eleições à Assembleia da República. Estaremos bem representados em Lisboa? A resposta é dada por Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata
A isenção da retenção da fonte de IRS por parte dos trabalhadores e pensionistas com rendimentos até 741 euros e alterações ao trânsito no centro histórico de Ponta Delgada estão em destaque no “Duas Margens” desta semana.
No último programa de 2021 Sónia Nicolau e Jorge Macedo, elegem também os temas que marcam o ano.
A visita do Presidente do Governo aos EUA e os nomes escolhidos pelos partidos, para representar os Açores, na Assembleia da República estão em análise no programa de hoje.
Na Conversa a 4 desta semana, Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata fazem o rescaldo do debate e votação do Plano e Orçamento para 2022 para a seguir se debruçarem sobre os cenários de uma eventual remodelação do Executivo açoriano.
Com a pandemia de novo no centro das preocupações, na Conversa a 4 são avaliadas as medidas anunciadas pelo governo dos Açores para tentar conter o avanço da Covid-19. A fechar, os comentadores da Conversa olham para a escalada de preços e concomitante subida da inflação para darem a sua opinião sobre o que isso pode significar.
A remodelação do governo de coligação PSD/CDS/PPM na Região, está em análise no programa desta semana.
As listas de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral dos Açores à Assembleia da República, também são tema de conversa, a par da eventual obrigatoriedade da vacina contra a Covid 19.
A aprovação do Plano e Orçamento para 2021 e o caminho percorrido pelo Governo, e pelos partidos com assento parlamentar para a sua concretização, está em cima da mesa do “Duas Margens desta semana.
Um programa onde também se fala do fim dos encaminhamentos para residentes nas viagens aéreas inter -ilhas e das eleições directas do PSD.
José Pacheco deputado único do Chega vai ou não “rasgar “, o acordo de incidência parlamentar que assinou com o governo de coligação, como instruiu André Ventura ?
A resposta só será conhecida amanhã, mas a situação política é alvo de análise no “Duas Margens”
Programa onde Sónia Nicolau e Jorge Macedo, abordam ainda o rumo definido pela nova direcção da AMRAA.
O aumento do número de casos de COVID 19 na Região, também faz parte entre outros temas do alinhamento.
Esta semana a Conversa a 4 agendou para discussão o “ponto de situação” da SATA feito pelo seu CEO Luís Rodrigues, a visita da Ministra da Agricultura aos Açores, o novo movimento Coletivo Açores 2050 criado por militantes e simpatizantes do PS-Açores, e a fechar faz o balanço da COP26 a decorrer em Glasgow, na Escócia.
As eleições legislativas antecipadas a 30 de janeiro, o novo formato das visitas estatutárias e a CPOS 2026 são os temas de conversa do programa desta semana.
No “Duas Margens” desta
semana Sónia Nicolau e Jorge Macedo analisam a situação política do País
e as consequências das eleições legislativas antecipadas. Um programa
onde a Web Summit também foi tema de conversa.
A antevisão do Santa Clara - FC Porto, para a Taça da Liga, e a derrota dos encarnados na estreia de Nuno Campos na I Liga vai estar em destaque e análise na edição de hoje de Hora de Jogo. O jornalista Arthur Melo e os comentadores André Branquinho e Nuno Barroso vão ainda abordar o início do Campeonato de Futebol dos Açores e do Campeonato de São Miguel
O dossiê das Agendas Mobilizadoras é o pano de fundo da Conversa a 4 desta semana. Elias Pereira, Isabel Barata e João Teixeira analisam cada etapa de um caso que levou ao anulamento do processo das "Agendas" e ao anúncio, por parte do Presidente do Governo Regional dos Açores, de que vai tudo voltar "à casa de partida".E que impacto terá este assunto na discussão do Plano e Orçamento para 2022? Saiba a resposta na edição desta semana da Conversa a 4.
Tenha um bom fim de semana.
O volte face no processo das agendas mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência que tem prevista uma verba de 117 milhões de euros domina o debate de ideias esta semana.
Um programa onde Jorge Macedo e Sónia Nicolau também falam de turismo.
Em foco na Conversa a 4 a polémica em torno das Agendas Mobilizadoras para a Região e a discussão sobre o Plano e Orçamento dos Açores para 2022. Elias Pereira, João Teixeira e Isabel Barata tem tempo ainda para uma breve espreitadela ao futuro do governo de António Costa
E lá por fora, o OE 2021 passa? Se não passar o governo cai? Marcelo vai reunir com os partidos esta sexta-feira e quer evitar eleições antecipadas. BE e PCP vão recuar' PS vai ceder? Ou cedem todos ou não cede ninguém?
A revisão da lei de finanças regionais, o orçamento de estado para 2022 e as agendas mobilizadoras são os temas em análise no programa desta semana.
O aumento do salário mínimo nacional e a escolaridade obrigatória a partir dos 3 anos, são temas em debate no programa desta semana.
O discurso de Marcelo Rebelo de Sousa nas cerimónias do 5 de outubro também são alvo de análise.
A eleição de Ricardo Pacheco para a presidência do Clube Desportivo Santa Clara vai estar em análise na edição de hoje de Hora de Jogo. O jornalista Arthur Melo e os comentadores André Branquinho e Nuno Barroso vão ainda abordar a terceria jornada do Campeonato de Portugal e as goleadas na Taça de Honra - João de Brito Zeferino.
Na Conversa desta semana fazemos o rescaldo das autárquicas, espreitamos o futuro político de Vasco Cordeiro e o estado de alma dos socialistas açorianos, viajamos até ao Reino Unido para falar da crise dos transportes e não só, e passamos pela Alemanha para o rescaldo das eleições do passado dia 26.
No programa “Duas Margens” desta semana Sónia Nicolau e Jorge Macedo fazem a análise dos resultados das eleições autárquicas de 26 de setembro.
Esta semana Isabel Barata e João Teixeira fazem o balanço final Análise da campanha eleitoral para as autárquicas deste domingo, revisitam a troca de argumentos sobre o corte de verbas para fazer face aos prejuízos causados pelo furacão Lorenzo e fazem contas aos 453 milhões que o governo regional foi buscar aos mercados.
A fechar, um olhar crítico sobre a queima de livros em escolas canadianas - como Tintim e Asterix - sob o pretexto de conterem mensagens erradas para os nossos dias.
Tenham um bom fim de semana e façam o favor de ir votar.
No regresso de férias a Conversa a 4 analisa o dossier “Furacão Lorenzo” e o aparente corte de 82 milhões de euros aplicado por António Costa. Num olhar sobre a retoma turística ficam elogios e reparos a um setor cada vez mais importante para a economia açoriana que dá sinais de estar a recuperar dos efeitos da pandemia. E por falar em pandemia, Isabel Barata, João Teixeira e Elias Pereira aplaudem a atitude dos jovens no processo de vacinação e partilham das preocupações dos mais novos sobre o futuro do planeta. A Conversa fecha com uma breve leitura sobre a primeira semana de campanha eleitoral.
Um bom fim de semana e até sexta.
A campanha eleitoral para as eleições autárquicas de 26 de setembro e a pandemia, são os temas que marcam o regresso do programa “Duas Margens” à Rádio Açores TSF.
Sónia Nicolau e Jorge Macedo são os comentadores de serviço.
A pesada derrota sofrida pelo Santa Clara na receção ao Benfica vai estar em análise da edição de hoje de Hora de Jogo. O jornalista Arthur Melo e os comentadores André Branquinho e Nuno Barroso vão ainda apreciar a prestação das equipas açorianas na primeira eliminatória da Taça de Portugal.
No programa "Duas Margens" desta semana, o último desta temporada, vamos falar da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura 2027.
Para isso, contamos com a presença, do Director Artístico do projecto António Pedro Lopes e dos comentadores residentes Sónia Nicolau e Jorge Jorge Almada Macedo.
A falta de médicos nos Açores, a eventual remodelação do governo de coligação PSD/CDS/PPM e a reforma da PAC são alguns dos temas em análise no programa “Duas Margens” desta semana.
No programa “Duas Margens” desta semana Sónia Nicolau e Jorge Macedo, abordam os 25 anos do Rendimento Social de Inserção e que expetativas têm em relação à retoma do sector do turismo nos Açores.
A falta de médicos na Região e as eleições autárquicas também são tema de conversa.
Elias Pereira, Isabel Barata e João Teixeira pronunciam-se sobre a descida do IVA de 18 para 16%, a partir de 1 de julho. Que impacto vai ter na economia açoriana? O efeito vai ser sentido no bolso dos cidadãos ou apenas no dos empresários? A isto juntamos a notícia de que os preços dos alimentos podem subir entre 5 a 10% por via do aumento do preço das matérias-primas, um cenário que preocupa os comentadores da Conversa a 4 que analisam ainda as novas medidas de combate à pandemia e a campanha de vacinação em curso.
Por fim, abordam o Euro 2021 que com os estádios cheios levantam dúvidas sobre a contenção europeia da Covid-19. Mão branda para o futebol?
No"Duas Margens" de hoje vamos falar de Educação, com a responsável pela tutela na Região, Sofia Ribeiro.
Um programa que conta como sempre com a presença dos comentadores Sónia Nicolau e Jorge Almada Macedo.
Esta semana são assuntos de Conversa as eleições autárquicas nos Açores, a retoma do turismo e a vacinação dos profissionais do setor, e a eleição de António Guterres para mais um mandato à frente das Nações Unidas e o papel que a ONU tem e deve ter no mundo atual.
No “Duas Margens” desta semana os comentadores Jorge Macedo e Sónia Nicolau analisam a carta que Luís Garcia, Presidente do Parlamento enviou aos líderes e representantes parlamentares.
O desconfinamento e a troca de palavras sobre o assunto entre Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa também foi tema de conversa a par do discurso do Presidente no Dia de Portugal.
Elias Pereira e João Teixeira comentam o cenário avançado pelo governo regional que aponta para um regresso à normalidade a partir de agosto; analisam as críticas que Paulo Estêvão, líder do PPM, tem feito na comunicação social ao PSD-Açores.
Por fim, os dois comentadores da Conversa a 4 (que não contou com a presença de Isabel Barata que estará de volta na próxima semana) debatem a histórica decisão do G7 em aplicar um IRC global de 15% para multinacionais como a Apple, Facebook, Amazon e Google.