Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

(Vira e volta a) Saudade


image

É este o mote desta crónica. O nosso leitor já adivinha de quem irei falar: do nosso Romeu Bairos (que me perdoe a sua mãe, a minha colega de trabalho Elizabeth Medeiros e restante família mas. sim, também é nosso!

   Conheci o Romeu no ano de 2005. Acabava eu de ficar colocado no quadro da EB 1,2,3/JI das Furnas e tinham-me sido atribuídas, entre outra distribuição de serviço, duas turmas do 7º ano de escolaridade. Numa delas estava um jovem chamado Romeu Bairos. Como todos os jovens da sua idade, tinha sonhos e projectos. Nessas turmas havia vários jovens das Furnas e da Ribeira Quente com dotes musicais e dela saíram bandas, concertos e artistas musicais e muita gente extraordinária e simpática que tenho como amigos.  Gente boa que animava as festas da escola com a sua música. Hoje, o destaque vai para o Romeu, aquele jovem com gostos musicais eclécticos e com a irreverência típica de um artista que se anunciava.

   O Romeu vive e respira música, participou em muitos projectos e fez muitas colaborações, fez todo um percurso que passou pelo "Caravela d'Ouro", pelo Conservatório Musical de Ponta Delgada, pelo "The Voice" mas também pelas ruas de Ponta Delgada e de Lisboa, por bares e festas e festivais tais como o Monte Verde, pelo Teatro Micaelense, pelas ilhas (da Madeira e dos Açores) e vários pontos do país.

   Gosto de pensar que o Romeu tem um pouco de mim e de todos nós que fizemos e fazemos parte da sua vida. Sempre encarei a arte de ensinar como um acto de generosidade e a escola como um lugar onde se desenvolvem cidadãos, um local onde os nossos jovens constroem a sua personalidade e o seu futuro.  Nenhum homem é uma ilha... o Romeu é o resultado da ilha, das pessoas e das vivências dentro e fora dela. Agora, o Romeu está no Festival da Canção. Nesse Festival, o Romeu "das Furnas" representa a sua ilha, representa as ilhas dos Açores (onde tem muitos fãs e amigos) mas, queremos mais, queremos que represente o país inteiro. Queremos que, junto com os Karetus (que fizeram uma aposta mais do que acertada), vá à "Eurovisão" e que ganhem, que representem a Europa. 

   É com orgulho que a EBS da Povoação vê um dos seus alumni no Festival da Canção e, mais do que isso, a fazer aquilo de que gosta e a concretizar os seus sonhos.  

Força, Romeu! Força, Karetus! Vira e volta a saudade de tempos que foram mas que nunca se esquecem.

 Armando Costa

Coordenador do Clube de Jornalismo da EBS da Povoação

https://youtu.be/X-9ob_VFh7k

AO Escolas

Oferta Formativa da EFTAZORES
Aos já habituais cursos nível IV de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar, junta-se o de Alojamento Hoteleiro no próximo ano lectivo.
 
Escola de Formação Turística dos Açores
Noite da Comunidade - 26/04/2024 - Povoação
A Biblioteca Escolar da EBS da Povoação está a organizar a 2ª edição da Noite da Comunidade.
 
Escola Básica e Secundária da Povoação
A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

"Centenas de pessoas gritaram '25 de Abril Sempre' em Ponta Delgada" é a manchete do Açoriano Oriental
A reportagem das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril em Ponta Delgada está em destaque no Açoriano Oriental de sexta-feira, 26 de abril de 2024.
 
Muitos milhares na rua
 Milhares, muitos milhares de pessoas saíram hoje à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.
 
Milhares de pessoas juntam memórias e apelos aos cravos do Desfile da Liberdade do Porto
Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta hoje, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados