Açoriano Oriental
Escola
Escola Básica e Secundária da Povoação

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Palestra “Turismo Sustentável” - 12º C


image (1)

No passado dia 12 de maio de 2023, os alunos do 12.º C no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento organizaram uma palestra no Auditório Municipal da Povoação com o tema “Turismo Sustentável”, com o intuito de dar a conhecer as vantagens e desvantagens do Turismo na Região autónoma dos Açores especificando o impacto do turismo no nosso concelho.

A palestra iniciou com a intervenção da Dra. Carolina Mendonça (Coordenadora da Açores DMO), seguida da intervenção da Presidente da Junta de Freguesia das Furnas, Dra. Eduarda Pimenta.

A Dra. Carolina Mendonça, sempre numa interação com o público, explicou   o que era a Sustentabilidade, a necessidade de preservarmos os nossos recursos e fazermos a reciclagem.

Referiu que alguns dos objetivos das Nações Unidas são a paz e a justiça, reduzir desigualdades, acabar com a fome e combater as alterações climáticas. Alguns dos impactos positivos do turismo são as oportunidades de emprego, melhorar as infraestruturas e contribuir para o crescimento económico, enquanto que os negativos são a erosão dos solos, a degradação de habitats, problemas sociais e o aumento da poluição.

Os Açores DMO têm um processo de certificação nomeado por Earth Check. O DMO é composto por 9 greens teams, o Comité Consultivo, Grupos de Acompanhamento (Entidades Públicas) entre outros. Foram apresentados vários estudos relativos ao impacto que o turismo tem na região autónoma dos Açores, nomeadamente os maiores problemas e possíveis soluções.

Para sermos turistas mais responsáveis, devemos adotar alguns hábitos com por exemplo, comprar produtos locais, usar garrafas reutilizáveis e optar pelo digital.

Após a intervenção da coordenadora da DMO, percebemos que o Açores DMO funciona como uma estrutura catalisadora do desenvolvimento sustentável e que a sustentabilidade só é eficaz se for um processo colaborativo.

A Dra. Eduarda Pimenta começou por dizer que o concelho da Povoação, nomeadamente a freguesia das Furnas era muito visitada pelos turistas devido às suas belezas naturais. Falou dos benefícios e dos custos, que o turismo traz para o concelho.

No que diz respeito aos benefícios temos essencialmente a promoção do emprego especialmente na área da restauração, o desenvolvimento de pequenas empresas com a promoção de produtos locais. Quanto aos custos, verificamos que o preço dos produtos e da habitação aumentaram. Os problemas estão relacionados com o aumento do tráfego, o estacionamento e os danos ambientais. Os problemas de saturação agravam-se uma vez que as Furnas é uma freguesia pequena.

As medidas implementadas pela Junta de Freguesia das Furnas como forma de resolução dos problemas relacionados com o aumento do trânsito automóvel e os impactos na qualidade de vida dos furnenses foram, numa primeira fase, a criação de 45 lugares de estacionamento, e, futuramente, a construção de um parque de estacionamento grandes dimensões.

Eduarda Pimenta afirmou ainda que existem mais propostas no sentido de resolver alguns dos problemas que advêm do turismo, mas que a Junta de Freguesia não consegue sozinha resolvê-los necessitando de parcerias com a Câmara Municipal e com o Governo Regional. A presidente da Junta de Freguesia das Furnas finalizou a sua intervenção dizendo que o turismo é um desafio e não um problema e que todos entidades/cidadãos têm que trabalhar em conjunto para que o turismo seja sustentável e uma mais valia para a região.    

O Turismo tem grande relevância a nível regional/nacional/ mundial,  auxiliando a economia e a comunidade no geral, mas tal como traz benefícios também traz impactos negativos, nomeadamente os problemas ambientais. O Turismo Sustentável visa  aumentar os benefícios do turismo e reduzir os impactos negativos.

Uma das principais medidas é haver por parte dos turistas um bom comportamento já que estes  são  os principais impulsionadores do turismo. Para uma boa conduta por parte dos viajantes, deverá haver respeito quando utilizam os recursos naturais, ou quando praticam alguma atividade durante na sua passagem pelos locais “turísticos”.

AO Escolas

COM (muita) PAIXÃO
Nos dias 20 e 23 de novembro, a turma do 7ºC da ESAQ envolveu-se com muita sensibilidade no projeto ComVida, criando uma árvore de Natal com bastante altruísmo.
 
Escola Secundária Antero de Quental
Algumas turmas partilham mensagens de motivação!
São de quatro turmas, mas podiam ser muitas mais! Aqui ficam algumas mensagens que devem ecoar em cada aluno, em cada turma, para motivar cada um na partida para mais um ano letivo. Serão muitas as expetativas e um objetivo comum: Vencer! Tal só será possível com muito trabalho. A ESL quer ajudar cada um dos seus alunos a crescer e como se vê, eles também querem ser protagonistas deste sucesso!
 
Escola Secundária da Lagoa
Centenário do nascimento de Natália Correia comemorado na ESLagoa
A Biblioteca da Escola Secundária de Lagoa arrancou as suas atividades do ano letivo 2023/2024  com uma exposição de obras de Natália Correia. 
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Capa AO 10 dezembro 2023
"Empresas superam volume de negócios de 2019 em 25%" é a manchete de hoje
 
Vitória derrota Sporting em jogo ‘suado’, polémico e com fim ‘louco’
O Vitória de Guimarães derrotou hoje o líder Sporting 3-2, num duelo intenso, com polémica e 20 minutos finais com três golos e situações para as equipas marcarem mais, relativo à 13.ª jornada da I Liga de futebol.
 
Governo dos Açores admite medidas inovadoras para apoiar famílias com deficientes
O presidente do Governo açoriano reconheceu este sábado a necessidade de as famílias com pessoas deficientes serem apoiadas com um programa inovador, do género do “Novos Idosos”, que permite que idosos continuem a viver em casa.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados