Açoriano Oriental
Várias manifestações a favor e contra a independência em Barcelona

Vários grupos de pessoas, uns a favor e outros contra a independência da Catalunha, estão a manifestar-se em diferentes pontos de Barcelona, até agora de forma pacífica, segundo a polícia regional catalã.


Autor: Lusa/AO online


Fontes dos Mossos d'Esquadra, (polícia regional) explicaram que as duas concentrações mais importantes estão na Praça de Sant Jaume, com cerca de 15.000 pessoas que apoiam a independência, em frente à sede Governo regional, enquanto na Avenida Diagonal cerca de 1.000 pessoas protestam contra a divisão de Espanha.

Os separatistas concentrados em frente à sede da Generalitat têm ainda a esperança de que o presidente do Governo regional, Carles Puigdemont, venha à varanda falar com os presentes e responder às decisões tomadas em Madrid.

O Governo central anunciou hoje ao fim do dia a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

Segundo a polícia regional, todos os ajuntamentos de cidadãos estão a correr de forma pacífica.

Em várias câmaras municipais da Catalunha foram retiradas, durante a tarde, as bandeiras espanholas que estavam ao lado da catalã, mas isso ainda não aconteceu na sede do Governo regional, em Barcelona.

O parlamento regional da Catalunha aprovou esta tarde a independência da região de Espanha, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a Assembleia Regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupavam.

Quase ao mesmo tempo, em Madrid, o Senado aprovava a intervenção na autonomia catalã, tendo o Governo espanhol reunido em seguida para aprovar as medidas para restituir a legalidade institucional na região.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.