Açoriano Oriental
Unicef alerta sobre estado de saúde de crianças refugiadas que cruzam a Europa
A Unicef advertiu sobre o delicado estado de saúde das crianças refugiadas que estão a cruzar a Europa, já que estão "esgotadas fisicamente, assustadas, angustiadas e, muitas vezes, a precisar de cuidados de saúde".
Unicef alerta sobre estado de saúde de crianças refugiadas que cruzam a Europa

Autor: Lusa/AO online

 

O Fundo das Nações para a Infância e Juventude referiu que aumentaram as dificuldades da travessia e pioraram as condições físicas e de saúde dessas crianças com a chegada do inverno.

A falta de roupas adequadas para as temperaturas gélidas no leste da Europa e a escassez de alimentos apropriados para as crianças, juntamente com a falta de aquecimento em abrigos e transportes, agravam a situação.

Atualmente, segundo dados da Unicef, mais de um terço dos refugiados é menor de idade.

Segundo as autoridades locais, 37 por cento dos refugiados que cruzaram a Macedónia em dezembro eram crianças, número que fica acima dos 23% registados em setembro.

Na Sérvia, a percentagem de menores entre os refugiados era de 36% em dezembro, número também maior do que os 27% registados em setembro.

Segundo a Unicef, a maioria dos menores que se encontravam na Sérvia tinham idades compreendidas entre os cinco e os nove anos.

A situação dessas crianças refugiadas torna-os especialmente vulneráveis a infeções respiratórias, problemas digestivos e diarreia, como advertiu num comunicado o coordenador especial para os refugiados da Unicef, Marie-Pierre Poirier.

No total, em 2015, entre os mais de um milhão de refugiados que vieram para a Europa através do Mediterrâneo, cerca de 253.700, ou seja, um em cada quatro, eram crianças.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados