Açoriano Oriental
Festas honram uma das mais genuínas tradições do nosso povo

Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada


Festas honram uma das mais genuínas tradições do nosso povo

Autor: Ana Carvalho Melo

Entre quinta-feira e domingo, a Câmara Municipal de Ponta Delgada promove e organiza as XXII Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Qual é a importância deste evento para o concelho? 

As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada assumem uma importância bastante significativa para o nosso concelho, quer em termos culturais, quer económicos e turísticos, e uma cada vez maior afinidade com a nossa diáspora. 

Com a realização das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada honramos a memória das mais genuínas tradições seculares do nosso Povo neste concelho. 

A Câmara Municipal organizou um vasto programa, quais os principais momentos desta programação? 

Estas festas são como que uma exposição viva da nossa identidade, composta por o que de mais genuíno temos para oferecer, como a massa sovada, a sopa e o arroz doce; por música, com as nossas bandas filarmónicas e outros grupos de música tradicional; exposições; e, como ponto alto em termos etnográficos, o cortejo de sábado.

Na quinta-feira, 10 de julho, vai ter lugar a Conferência Inaugural sobre o Culto do Divino Espírito Santo, proferida pelo Cónego Manuel Carlos Sousa Alves, Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres. 

Na sexta-feira, temos, entre outros momentos, a mudança da bandeira e a abertura do Quarto.

No sábado, vamos ter a Partilha popular das Sopas e as nossas tradições representadas pelas nossas 24 freguesias num desfile pela Avenida Infante D. Henrique, e ao serão, vamos ter o concerto do artista internacional Jorge Ferreira. 

No domingo, temos a missa e a coroação. 

Como tem evoluído o envolvimento das freguesias e das instituições locais na organização do evento? 

Trabalhamos com o natural empenho para que sejam reproduzidos todos os momentos da festa da partilha, que conta com o envolvimento das 24 freguesias do concelho e com o apoio de diversas empresas e instituições, assim como de um vasto grupo de pessoas, a quem expressamos, desde já, a nossa maior gratidão.

Sem este grande grupo de instituições e pessoas não seria possível organizar as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada e, por sua vez, honrar a memória das mais genuínas tradições seculares do nosso concelho.

Tenho dever de registar aqui que todas estas instituições e pessoas envolvem-se voluntariamente na organização destas Grandes Festas do Divino Espírito Santo motivadas por um sentimento de Fé muito próprio e com um verdadeiro sentido de missão assente no enorme trabalho e dedicação que as mesmas obrigam, conferindo, assim, uma verdadeira substância a um dos significados desta festa que é a partilha. 

Como tem sido a resposta da população e dos visitantes a esta edição das Festas?

A resposta da população local e dos visitantes a esta edição das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada tem sido extremamente positiva. São visíveis o envolvimento e a participação ativa das pessoas, que reconhecem e valorizam a importância cultural, religiosa e social destas festividades para o nosso concelho.

Os visitantes, por sua vez, têm demonstrado grande interesse e admiração pelas tradições que são preservadas e celebradas, o que também contribui para a promoção turística da região. A presença significativa de turistas e da diáspora reforça o impacto destas festas, criando um ambiente de partilha e união que é o verdadeiro espírito deste evento.
Estamos muito satisfeitos por ver esta resposta tão calorosa, pois reflete o trabalho conjunto entre a Câmara Municipal, as freguesias, as instituições locais e a comunidade em geral, garantindo que as Grandes Festas continuam a ser uma referência cultural e uma expressão viva da identidade do nosso povo.

Que impacto económico e turístico tem as Grandes Festas do Divino Espírito Santo para Ponta Delgada?

Estamos convictos de que o impacto destas grandes festas é deveras considerável. Para além de toda a envolvência dos cidadãos do concelho de Ponta Delgada e dos demais concelhos da ilha de São Miguel, verifica-se um crescimento significativo na área dos serviços turísticos que abrange diferentes áreas como os transportes, alojamento, restauração, compra de souvenirs, passeios, entre outros. 

Que medidas foram tomadas para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes durante os vários dias de celebração?

A segurança e o bem-estar de todos os participantes são prioridade máxima na organização das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Para isso, a Câmara Municipal tem vindo a coordenar-se de forma bastante estreita com as forças de segurança locais e os serviços municipais de proteção civil, garantindo uma presença permanente e preparada para qualquer situação.

Para além disso, é assegurada a limpeza e a manutenção constantes dos locais do evento, promovendo um ambiente confortável para todos. 

Estas medidas refletem o compromisso da Câmara Municipal em proporcionar um evento seguro, organizado e acolhedor, onde a tradição e a festa possam ser vividas com tranquilidade e alegria por todos.






PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.