Açoriano Oriental
Migrações
Tunísia trava numa noite quase 100 pessoas que tentavam chegar à Europa

A Tunísia anunciou que impediu na última noite tentativas de emigração ilegal para a Europa envolvendo 91 pessoas, após um fim de semana em que mais de 650 pessoas foram intercetadas ou resgatadas pelas autoridades tunisinas.

Tunísia trava numa noite quase 100 pessoas que tentavam chegar à Europa

Autor: Lusa/AO Online

A Guarda Nacional tunisina disse em comunicado que evitou "cinco passagens marítimas e resgatou 80 pessoas", incluindo 35 migrantes de países da África subsariana, sendo os outros tunisinos.

Além disso, foram realizadas "operações preventivas" nas costas de Menzel Temime (norte), Mahdia e do arquipélago de Kerkennah (centro) e perto de Zarzis (sul) que levaram à detenção de 11 pessoas - cuja nacionalidade não foi revelada - que estavam a preparar uma partida, segundo a Guarda Nacional Republicana.

Durante estas operações, a Guarda Nacional diz ter apreendido "uma soma de dinheiro" sem especificar a quantidade, um barco de borracha e bombas de ar.

Na segunda-feira, as autoridades marítimas e militares anunciaram ter intercetado ou resgatado um total de 657 migrantes, incluindo uma família inteira de tunisinos, bem como 42 egípcios que tinham deixado a Líbia e escapado a um naufrágio, e travaram um total de 46 tentativas de emigração ilegal.

A Tunísia atravessa uma grave crise político-económica e tem agora quatro milhões de pobres. A Líbia está num caos desde 2011, com milícias a gerirem o tráfico de migrantes provenientes de países da África subsariana.

Na primavera e no verão, graças ao clima mais propicio, as tentativas de emigração ilegal da Tunísia e da Líbia para a Europa tendem a aumentar.

A Itália, cujas costas estão apenas a 200 km da costa da Tunísia, é um dos principais pontos de entrada para migrantes do norte de África.

De acordo com a agência europeia Frontex, a rota do Mediterrâneo Central foi utilizada por mais de 42.500 migrantes entre janeiro e julho, um aumento de 44% em relação aos primeiros sete meses de 2021.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados