Açoriano Oriental
Mau tempo
Sete ilhas dos Açores com aviso amarelo devido a vento e agitação marítima

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos, que estarão em vigor a partir de quinta-feira, para as ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores devido às previsões de vento e agitação marítima.

Sete ilhas dos Açores com aviso amarelo devido a vento e agitação marítima

Autor: Lusa/AO Online

Para o grupo ocidental (Flores e Corvo), o mau tempo deverá começar por se fazer sentir a partir das 12h00 de quinta-feira e até à madrugada de sábado (06h00), com previsões de vento e agitação marítima.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para o grupo central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) a partir das 15h00 de quinta-feira, devido às previsões de vento até às 00h00 de sexta-feira.

As cinco ilhas vão estar sob aviso amarelo entre as 00h00 de sexta-feira e as 12h00 de sábado por causa da agitação marítima.

A Autoridade Marítima já tinha alertado hoje para a possibilidade de agravamento do estado do mar, a partir de sexta-feira, nas ilhas Graciosa e Terceira, com ondas que poderão ser superiores a seis metros.

Em comunicado enviado às redações, a Capitania do Porto de Angra do Heroísmo e a do Porto da Praia da Vitória alertaram para a possibilidade de "agravamento do estado do mar, acompanhado por vento fresco", informando que "a agitação marítima de oeste poderá atingir as ilhas Graciosa e Terceira com altura significativa superior a quatro metros" na madrugada de sexta-feira e "aumentando ao longo do dia para valores superiores a seis metros".

Estas condições de "agravamento do estado do mar" deverão manter-se ao longo do próximo sábado e domingo, segundo a Autoridade Marítima.

Assim, a comunidade marítima é aconselhada a adotar medidas de precaução e de proteção, evitando "as áreas de maior exposição à ondulação, verificando e reforçando a amarração ou, preferencialmente, varando em lugar seguro as suas embarcações".


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.