Açoriano Oriental
Requalificação da zona balnear da baía de Santa Cruz considerada de ação de interesse público

O projeto de requalificação da zona balnear da baía de Santa Cruz, apresentado pela Câmara Municipal da Lagoa à Secretaria Regional do Mar e das Pescas e à Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, foi considerado como ação de interesse público, conforme publicado esta quarta-feira, em Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.



Requalificação da zona balnear da baía de Santa Cruz considerada de ação de interesse público

Autor: AO Online

O projeto idealizado visa “valorizar uma área do concelho que se encontra subvalorizada, mas que apresenta grande potencial ambiental e paisagístico”, refere nota de imprensa.


A baía de Santa Cruz encontra-se qualificada no Plano de Ordenamento da Orla Costeira como área natural, cultural e balnear e, simultaneamente, como área edificada.


Em relação ao Plano Diretor Municipal o seu solo divide-se em solo rural, qualificado como reserva ecológica e espaço natural - zona balnear e como solo urbano, qualificado como urbanizável – espaço residencial, explica a nota.


A intenção da Câmara Municipal da Lagoa consiste em realizar uma intervenção que tem como objetivo “salvaguardar os aspetos naturais e sociais desta zona, bem como preservar a identidade deste local, através de soluções de desenho com baixo impacto paisagístico, com uma linguagem arquitetónica orgânica e com uma intervenção ambiental assente na utilização de vegetação endémica e nativa dos Açores”.


De referir que esta é uma intervenção há muito ansiada para a freguesia de Santa Cruz, sendo objetivo da Câmara Municipal valorizar a zona de valor histórico que deu o nome à Lagoa.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.