Regresso do Sangue Novo e estreia de Luís Carvalho marcam 41ª edição

Regresso do Sangue Novo e estreia de Luís Carvalho marcam 41ª edição

 

Lusa/AO Online   Nacional   9 de Out de 2013, 08:44

O regresso da plataforma Sangue Novo e a estreia do jovem Luís Carvalho marcam a 41ª edição da ModaLisboa, onde serão apresentadas coleções para a primavera/verão de 2014 entre sexta-feira e domingo em Lisboa.

 

A mostra de novos talentos regressa nesta edição, dez anos depois de se ter realizado pela última vez, mas agora sem a vertente concurso.

A primeira edição do Sangue Novo, destinado a jovens finalistas das escolas de design de moda, aconteceu em abril de 1992, na 3.ª edição da ModaLisboa. A última, a 9.ª, realizou-se há dez anos, em outubro, na 21.ª edição do evento.

A organização convidou agora 12 designers, oito em nome individual e duas duplas, entre os finalistas das principais escolas de moda do país, para apresentarem o seu trabalho num desfile coletivo, que será o primeiro desta edição.

Assim, os desfiles da 41.ª edição arrancam às 18:00 de sexta-feira na passerelle dos Paços do Concelho, na Praça do Município, com a apresentação das propostas da 20|25, de Catarina Ferreira, de Catarina Oliveira, de Cláudia Mendes, de Filipa Gomes, da Hibu, de Joaquim Correia, de Olga Noronha, de Renata Bernardo e de Sofia Macedo.

Além dos participantes no Sangue Novo, nesta edição há outra estreia na passerelle da ModaLisboa.

Luís Carvalho, de 25 anos, apresenta pela primeira vez uma “coleção mais completa” e com esta estreia espera ganhar, acima de tudo, “visibilidade”, disse em declarações à Lusa.

Este jovem designer de moda de Vizela, que trabalhou como assistente nos ateliês de Filipe Faísca e de Ricardo Preto, vê a participação na ModaLisboa como uma “rampa de lançamento”.

Na estação passada, Luís Carvalho criou uma coleção cápsula, “para ter um começo, algo para apresentar”, que está à venda numa loja do Porto. Mas uma “coleção mais completa é a primeira vez” que apresenta. As roupas criadas por si são uma “mistura de descontraído e clássico, peças ‘clean’ com atenção ao detalhe”.

Com o desfile, marcado para domingo às 15:30 nos Paços do Concelho, o designer quer sobretudo dar a conhecer o seu trabalho e, eventualmente, angariar clientes.

Ao todo, serão apresentadas na ModaLisboa, além das propostas dos participantes no Sangue Novo, 20 coleções, 18 de designers de moda portugueses, uma de um designer de moda polaco, Kamil Sobczik (no âmbito da parceria de intercâmbio estabelecida entre a Associação ModaLisboa e a FashionPhilosophy - Fashion Week Poland), e outra da marca brasileira Cia Marítima.

Apesar de o primeiro desfile estar marcado para as 18:00 de sexta-feira, a ModaLisboa arranca mais cedo, pelas 16:30, no Museu do Design e da Moda (Mude), com as “Fast Talks” (“conversas rápidas”).

“Criámos um sistema de conferências em que não temos tempo para nos aborrecermos, porque neste momento não temos tempo para perder”, referiu Eduarda Abbondanza à Lusa na última edição, assegurando que, apesar de “muito rápido”, será um sistema “muito preciso, muito essencial”, já que irá “deixar de lado tudo aquilo que faz peso e não é fundamental”.

Outros eventos paralelos são o “Wonder Room”, que surgiu na última edição, e a exibição de documentários.

O ‘Wonder Room’ é um espaço no Torreão Poente do Terreiro do Paço onde microempresas portuguesas ligadas ao design terão a oportunidade de se darem a conhecer aos média e ao público em geral.

A exibição de três documentários decorre no Mude. Na sexta-feira, às 21:00, é mostrado “L’Amour Fou”, focado na relação do estilista francês Yves Saint Laurent com o seu companheiro de mais de 50 anos Pierre Berger. No sábado, às 20:00, é exibido “Bill Cunningham New York”, que traça o perfil do veterano fotógrafo de moda de Nova Iorque, Bill Cunningham.

No domingo, também às 20:00, será mostrado “Ultrasuede: In search of Halston”, sobre o designer de moda norte-americano dos anos 1970 Roy Halston.

Os eventos paralelos e o desfile Sangue Novo são abertos ao público em geral.

Esta edição da ModaLisboa decorre sob o tema “Ever.Now” (em português “Sempre.Agora”).


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.