Açoriano Oriental
Rafael Carvalho apresenta novo CD na Ribeira Quente

“Cordas do Mundo” é o nome do último CD de Viola da Terra, de Rafael Carvalho, apresentado, recentemente, na sede da Junta de freguesia da Ribeira Quente.

Rafael Carvalho apresenta novo CD na Ribeira Quente

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Trata-se de um trabalho com influências de vários estilos musicais, que foram adaptados à Viola da Terra, e também de alguns originais.

“Cordas do Mundo é um sonho de muitos anos que só agora foi possível materializar. Uma viagem com a nossa Viola da Terra por várias regiões e sonoridades do mundo e que é o consolidar do trabalho que tenho apresentado ao longo de quase uma década. A Viola que tenta captar a essência da Guitarra Portuguesa, a singularidade da música do Norte da Europa ou a irreverência dos ritmos da América do Sul, afirmando, assim, o papel da Viola no Mundo”, explicou Rafael, citado em nota de imprensa.

Tanto Luís Xavier, responsável pela produção e edição do trabalho, como Rui Fravica, vereador do Pelouro da Cultura da Câmara da Povoação, e Ruben Melo, presidente da Junta de freguesia da Ribeira Quente, elogiaram as qualidades profissionais e humanas do músico e professor Rafael Carvalho, não esquecendo o amor que este tem ao seu Torrão Natal.

Rafael Carvalho tem um percurso pessoal e profissional ligado à Viola da Terra a partir dos 15 anos. Desde 2008 que leciona no Conservatório Regional de Ponta Delgada, como professor contratado. Já editou três livros do “Método para Viola da Terra”, usado no Conservatório, e que tem ajudado músicos em várias partes do mundo a aprender o instrumento.

De 2012 a 2021 já editou seis álbuns de Viola da Terra, a solo, no intuito de divulgar e promover o repertório tradicional da Viola, mas também introduzir música original para o repertório do instrumento. Ao longo do seu currículo soma, ainda, inúmeras colaborações musicais com vários artistas açorianos, e não só, em concertos, residências artísticas e edições.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados