Autor: Lusa/AO Online
Em comunicado, o Comando Regional da PSP revela que a operação de proteção e preservação do ambiente, denominada Planeta Azul I, envolveu as Brigadas de Proteção Ambiental (BriPA), compostas por "mais de duas dezenas de polícias", que realizaram "27 ações de fiscalização policial".
Destas ações de fiscalização resultou a detenção de um homem, "pelo crime de desobediência", tendo ainda sido detetadas “47 infrações de natureza ambiental".
As infrações de natureza ambiental, segundo a polícia, estão relacionadas com problemas na "gestão de resíduos, não licenciamento da atividade de tratamento destes resíduos" e o "não encaminhamento destes para centros autorizados", assim como "o abandono de resíduos".
Foram também detetadas infrações relativas a "falta de licença de operações de desmantelamento de resíduos, descarga de óleos no sistema de drenagem de águas urbanas, poluição atmosférica" e violação da "defesa da floresta contra incêndios [queimadas em período crítico, falhas na gestão de combustíveis, abandono de veículos]", é ainda referido na nota.
Além das infrações ambientais, foram igualmente registadas "outras sete transgressões, sobretudo em estabelecimentos comerciais, relacionadas com as normas para o normal funcionamento das atividades" daqueles espaços, acrescenta a PSP.
No comunicado, a PSP recorda que desenvolve também, "desde 2015, o Projeto Defesa Animal, especialmente dedicado à proteção dos animais de companhia e assegurado pelas Brigadas de Proteção Ambiental [BRIPA], para o qual poderão ser direcionadas as dúvidas e situações de incumprimento detetadas pelos cidadãos para o endereço eletrónico defesanimal@psp.pt".