Açoriano Oriental
PPM/Açores que rever "abandono" de Santa Maria pelo governos PS

Os deputados do PPM/Açores consideraram ser necessário reverter o “estado de abandono” em que os governos socialistas deixaram a ilha de Santa Maria, defendendo cooperação entre o executivo regional e a Câmara Municipal de Vila de Porto.

PPM/Açores que rever "abandono" de Santa Maria pelo governos PS

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota de balanço da visita a Santa Maria dos deputados Paulo Estevão e Gustavo Alves, entre quarta-feira e domingo, o grupo parlamentar refere que “constatou que é necessário desenvolver, de forma urgente, ações concretas que possam reverter o estado de abandono em que os governos do Partido Socialista deixaram a ilha de Santa Maria”.

“A rede viária da ilha encontra-se num estado lastimável. Existem amplos troços que precisam de ser reparados com muita urgência. Mesmo em locais que foram intervencionados recentemente pelo anterior governo, como o acesso à Baía de São Lourenço, a rede viária encontra-se inexplicavelmente degradada. Parece que a obra tem 30 ou 40 anos, quando a verdade é que muito recente. Este facto revela bem a falta de qualidade da intervenção realizada”, afirmam os deputados do PPM, partido que integra a coligação do Governo dos Açores, com o PSD e o CDS-PP.

Assim, o PPM defende um plano de recuperação da rede viária, que é, “neste momento, uma das piores dos Açores”, mas com outro serviço de obras públicas, já que o que atualmente está presente na ilha “encontra-se numa situação limite, mal dirigido, sem meios e sem maquinaria".

Além disso, acrescentam os deputados, "o estaleiro do serviço, no qual os trabalhadores tomam as suas refeições, tem condições verdadeiramente abjetas, não sendo possível continuar a submeter os trabalhadores a este tipo de condições de trabalho”.

Na nota, os deputados do PPM/Açores referem ainda a questão da proteção da orla costeira da ilha, considerando que “foi completamente descuidada ao longo dos últimos anos e encontra-se, em vários locais, numa situação visivelmente degradada”.

O caso da Praia Formosa é “particularmente grave por tudo o que este local representa no âmbito do desenvolvimento turístico da ilha e da proteção de pessoas e bens”, salientam.

Relativamente à reabilitação do parque habitacional da zona envolvente ao Aeroporto de Santa Maria, que a governação socialista “deixou por resolver”, os deputados defendem a necessidade de “dar um impulso decisivo a esta recuperação e inverter o resultado de décadas de inércia nesta matéria”.

Na área da educação, o grupo parlamentar do PPM compromete-se a defender, ao longo da atual legislatura, a “completa reabilitação dos edifícios que integram a Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que apresentam, em particular no seu edifício sede, um estado de degradação inaceitável”.

O grupo parlamentar do PPM considera ainda “urgente dotar o reabilitado edifício do antigo ‘Cinema do Aeroporto’ de Santa Maria dos equipamentos necessários para que possa ser rapidamente colocado ao serviço das atividades recreativas, culturais e de lazer a desenvolver na ilha”.

Os deputados afirmam também que Santa Maria “enfrenta múltiplos constrangimentos e inércias instaladas em áreas como a agricultura, as pescas ou os transportes pela anterior governação socialista", sendo que "importa iniciar um ciclo de novas políticas que superem antigos conflitos de jurisdição entre entidades”.

“O Governo Regional deve, em colaboração estreita com a Câmara Municipal de Vila do Porto, planificar e implementar um conjunto de grandes obras de requalificação na ilha de Santa Maria. O grupo parlamentar do PPM tudo fará para juntar as sinergias necessárias para retirar a ilha de Santa Maria do estado de abandono em que os socialistas a deixaram”, lê-se na nota.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados