Açoriano Oriental
Plano de segurança do Funchal para o fim de ano mobiliza “toda a estrutura” do município

O plano de segurança para a noite do fim de ano no Funchal, com o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício, envolve “praticamente toda a estrutura do município”, bem como bombeiros, Cruz Vermelha, PSP e Polícia Marítima, indicou a autarquia.

Plano de segurança do Funchal para o fim de ano mobiliza “toda a estrutura” do município

Autor: Lusa/AO Online

“Ao falarmos de plano de segurança estamos a envolver praticamente toda a estrutura do município para que o evento seja marcante pela positiva”, disse o presidente da Câmara Municipal (PSD/CDS-PP), Pedro Calado, em conferência de imprensa.

“Este é o nosso cunho, esta é a nossa marca”, reforçou.

Para a noite da passagem de ano foram mobilizados 70 operacionais das duas corporações de bombeiros do concelho – Sapadores do Funchal e Voluntários Madeirenses – e da Cruz Vermelha Portuguesa, que vão estar de prevenção junto dos 59 postos de lançamento de fogo-de-artifício instalados em diversos pontos da baixa e do anfiteatro.

“Há uma cultura de segurança que queremos implementar para qualquer tipo de evento”, indicou o vereador da Proteção Civil, Bruno Pereira, na mesma conferência de imprensa.

O plano de segurança do município envolve também a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Política Marítima, que mobiliza uma lancha semirrígida e uma moto de água, considerando a existência de cinco postos de lançamento de fogo instalados em barcaças ao largo do Funchal e também o facto de muitas pessoas assistirem ao espetáculo a bordo de embarcações.

Quatro ambulâncias vão ser posicionadas em pontos estratégicos e, por outro lado, várias ruas e estradas vão encerrar ou estar condicionadas entre as 20h00 e as 02h00, particularmente nas áreas de grande afluência de pessoas, como miradouros e outros pontos sobranceiros à baía.

A limpeza urbana terá início às 07h00 do dia 01 de janeiro de 2023, mobilizando 110 trabalhadores e 20 viaturas.

A noite da passagem de ano é uma das mais festivas e movimentadas na cidade do Funchal, sendo que o ponto alto é o espetáculo pirotécnico, um dos maiores cartazes turísticos da Madeira.

De acordo com dados oficiais, a ocupação hoteleira neste período ronda os 100%.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados