Açoriano Oriental
Pastoral da saúde inicia debate sobre doação de orgãos
A Comissão Nacional da Pastoral da Saúde inicia hoje, pela primeira vez, um encontro sobre transplante de órgãos, do qual deverá sair a sugestão de que todas as paróquias tenham um grupo de doadores de sangue e de órgãos.

Autor: Lusa/AO On line

"Conseguir que as paróquias contribuam para a dádiva de sangue é ter a solução para muitos problemas", disse à Lusa o coordenador da comissão, padre Feytor Pinto, adiantando que também é possível haver grupos doadores de órgãos nas comunidades paroquiais.

Para o coordenador da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, a dádiva de órgãos é "um desafio muito forte à verdadeira solidariedade". Feytor Pinto considerou também que "a doação é um problema profundamente cristão".

É a primeira vez que a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde promove um encontro sobre o transplante de órgãos, o que leva Feytor Pinto a salientar que "é um momento de grande viragem no trabalho" da comissão.

"A tentação de uma organização que se inspira na religião é fazer apenas trabalho na área da espiritualidade, nós vamos pegar num problema humano", justificou.

Segundo o mesmo responsável, na cultura portuguesa houve durante algum tempo uma certa recusa na dádiva de órgãos.

Apesar de esta situação estar a mudar, a recusa ainda persiste. Daí a Pastoral da Saúde querer contrariar esta tendência.

"A igreja, através da Pastoral da Saúde, preocupa-se com a qualidade de vida e saúde das pessoas, por isso quer fomentar a doação de órgãos para dar mais vida", adiantou.

O padre Feytor Pinto disse ainda que a pastoral da saúde vai colocar a questão do transplante como uma forma de salvar vidas e tornar as pessoas sensíveis a este problema.

A história da transplantação e os seus resultados, a dificuldade de encontrar doadores de órgãos, as formas de doação e o Registo Nacional de não Dadores (RENNDA) são alguns dos temas em debate no encontro, que se prolonga até quinta-feira.

 

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.