Açoriano Oriental
OE2021
Pagamento integral de salários no ‘lay-off’ custa mais 360 ME em seis meses

A proposta do PS de alteração ao OE2021 que prevê o prolongamento do novo ‘lay-off’ em 2021 e assegura pagamento integral do salário, terá um custo adicional de 360 milhões de euros, foi revelado esta sexta feira.

Pagamento integral de salários no ‘lay-off’ custa mais 360 ME em seis meses

Autor: AO Online/ Lusa

O Governo já tinha anunciado a intenção de prolongar o apoio à retoma progressiva (o sucessor do ‘lay-off’ simplificado) durante o primeiro semestre de 2021, com o PS a propor na autorização legislativa sobre este regime que este assegure “integralmente a retribuição normal ilíquida até a um valor igual ao triplo da Retribuição Mínima Mensal Garantida aos trabalhadores abrangidos”.

Assegurar integralmente a retribuição dos trabalhadores em ‘lay-off’ tem um custo adicional potencial de 60 milhões de euros por mês ou 360 milhões de euros em seis meses – horizonte temporal em que se espera, pelo menos para já, que a medida venha a ser estendida – segundo disse à agência Lusa fonte do Governo.

Esta resposta vai ao encontro de uma das revindicações do PCP que sempre criticou o corte de rendimento a que estavam sujeitos os trabalhadores colocados em ‘lay-off’ na sequência da paralisação ou redução de atividade das empresas.

Apesar de o regime do apoio à retoma progressiva ter sido reformulado em outubro de forma a garantir uma suavização da redução de salário aos trabalhadores com redução de horário de trabalho, contempla ainda assim algum corte de rendimento.

A par do aumento extraordinário de 10 euros de todas as pensões até 1,5 Indexantes de Apoios Sociais (IAS) a partir de janeiro, negociada entre o Governo e o PCP (que terá um custo anual de 270 milhões de euros), o pagamento integral da remuneração em ‘lay-off’ é das medidas com maior impacto orçamental.

Hoje é último dia para os partidos entregarem propostas de alteração ao OE2021, sendo que até ao momento há mais de 1.200 propostas, segundo a página da Assembleia da República.

A votação final global do OE2021 está marcada para dia 26 de novembro.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.