Autor: AO Online
Na apresentação do evento, a presidente da autarquia, Vânia Ferreira, referiu, citada em nota de imprensa, que "a Praia da Vitória em outubro, sem o Outono Vivo não seria igual. Para que percebamos a dimensão deste evento, estamos a falar de um festival que, em 2022, ocupou no terceiro lugar no top de vendas nacional nas feiras literárias, segundo dados de várias editoras. Portanto, é um investimento fundamental que a Câmara Municipal concretiza, a bem do Concelho. Depois das Festas da Praia, o Outono Vivo é, sem dúvida, o centro da nossa animação cultural".
Segundo Paula Sousa, vereadora com o pelouro municipal da Cultura, para edição deste ano, estão garantidos cerca de 50 mil livros em exposição na Feira do Livro
“Vamos ter presentes na feira cerca de 90 editoras e chancelas e um evento que se pretende eclético e aglutinador de várias sensibilidades artísticas e literárias”, enfatizou a responsável.
Relativamente a pormenores do programa, Paula Sousa destaca a realização de uma conferência Faz Acontecer sobre “Superação” e uma noite dedicada ao centenário do nascimento da escritora Natália Correia.
“Teremos a recriação do ambiente do famoso O Botequim, na estreia de uma peça pelo Grupo de Teatro A Sala, que decorrerá no bar da Academia de Juventude e das Artes. E teremos o regresso das conferências Faz Acontecer à Praia da Vitória, protagonizadas por diversos oradores, moderados pelo André Leonardo”, acrescentou a vereadora.
“Está prevista também uma conferência sobre Reinventar o Museu: o futuro do passado, apoiada pela Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC). Teremos também o roteiro turístico Praia da Vitória: Cidade de Nemésio, orientado pelo gabinete de turismo da Autarquia. E teremos também um desafio literário em homenagem à Prémio Nobel da Literatura 2022, Annie Ernaux, tendo como foco o livro Os Anos. Destaco também uma noite dedicada à viola da terra, com uma resenha histórica sobre este instrumento que marca a nossa identidade cultural. Este evento também é apoiado pela DRAC”.
No programa estarão também incluídas exposições, palestras, workshops e oficinas, atividades infantojuvenis, apresentações de livros e a presença de autores regionais e nacionais, assim como de Diniz Borges, escritor açoriano a viver na diáspora.
“Teremos também uma tarde sénior, e os habituais contactos entre autores e alunos nas nossas escolas. Além disso, tal como noutras edições, vamos apoiar o transporte de alunos à Feira do Livro, para que todos possam absorver e participar nesta grande festa da literatura e da cultura”, sublinha.
O Festival Cultural Outono Vivo é organizado pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e pela Cooperativa Praia Cultural com o apoio da Papelaria 96.