Açoriano Oriental
Covid-19
OMS África espera terceira vaga dentro de semanas e apela a vacinação

A diretora regional da OMS para África afirmou que é previsível uma terceira vaga de covid-19 em vários países nas próximas semanas e encorajou os Estados a continuarem as suas campanhas de vacinação, sem pausas.

OMS África espera terceira vaga dentro de semanas e apela a vacinação

Autor: Lusa/AO Online

Matshidiso Moeti falava durante a sessão de informação online da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia de covid-19 em África, marcada pelas dúvidas sobre a vacina da AstraZeneca, suspensa em vários países após casos de reações adversas graves.

“É natural que os países estejam preocupados”, afirmou, referindo que ainda esta noite enviou para todos os países a informação adicional mais atualizada.

Ainda assim, Moeti encorajou os países a continuarem com as suas campanhas de vacinação e a não fazerem pausas.

“Estamos numa corrida contra o tempo. Quanto mais pessoas estiverem protegidas, menor a probabilidade de mutações que produzam variantes mais perigosas do vírus, pondo em perigo o mundo inteiro”, disse.

A diretora regional da OMS para África referiu que é esperada uma terceira vaga nas próximas semanas, tendo em conta que “os governos estão a aliviar as restrições e há cansaço da população em aderir a medidas de saúde pública”.

Para Matshidiso Moeti, “a vacinação é o caminho mais rápido para a recuperação social e económica desta pandemia”.

E recordou que, através da Covax, iniciativa fundada pela OMS para garantir uma vacinação equitativa contra a covid-19, foram entregues mais de 16 milhões de doses a 27 países africanos.

Só no Gana, especificou, mais de 420.000 pessoas foram vacinadas em apenas duas semanas, o que abrange mais de 60% da população na zona da capital, Accra, que “tem sido fortemente afetada pelo surto”.

“A solidariedade internacional continua a ser vital, incluindo a partilha de doses de vacina por países ricos que têm fornecimentos excedentários”, acrescentou.

Neste encontro virtual, o presidente da African Vaccine Manufacturing Initiative, William Kwabena Ampofo, defendeu o incremento da produção de vacinas em África, mas não apenas como resposta à pandemia de covid-19 e sim para garantir uma resposta a outros surtos que atinjam o continente.

Para este especialista em virologia na Universidade do Gana, a covid-19 pode ser “uma oportunidade” para a reorientação das prioridades nesta área, incrementando a produção das vacinas em centros na região africana.

William Kwabena Ampofo reconhece que é necessário investimento e o emprego de pessoal e identificou a criação de um comité para a produção de vacinas no Gana como “um importante passo para o continente começar a produzir vacinas”.

A covid-19 infetou 4.062.388 pessoas nos 55 Estados-membros do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), causando 108.659 mortes. Recuperaram 3.649.317 infetados.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados