Açoriano Oriental
Tecnologia
Novos modelos de livros electrónicos nos Estados Unidos
Dois novos modelos de leitores de livros electrónicos vão ser lançados no mercado americano - o "Que, da Plastic Logic, esperado para o início de 2010, e o "Alex", da Spring Design, que pode chegar às lojas antes do fim do ano.

Autor: Lusa / AO online
O modelo "Que" deverá ser formalmente apresentado no grande salão da electrónica de Las Vegas em Janeiro mas a empresa Plastic Logic já mostrou a fotografia de uma fina "tablete" negra, tendo explicado que o leitor não se destina apenas aos leitores de romances mas também aos homens de negócios, pois o aparelho lê formatos comuns no meio empresarial, como Pdf, PowerPoint, Excel.

Quanto ao "Alex", vai funcionar tendo por base o sistema Android do Google, e deverá ter dois ecrãs: um clássico, a preto e branco, para a leitura de documentos electrónicos, e outro de cristais líquidos e a cores, para navegar na Internet.

Os dois novos leitores foram divulgados na véspera de uma conferência de imprensa da cadeia de livrarias Barnes and Noble, que anunciou a sua intenção de entrar no mercado das edições digitais.

Actualmente, é o livro electrónico Kindle, do distribuidor em linha Amazon, que domina largamente o mercado americano, seguido de Sony, que propõe diversos modelos.

No mercado dos EUA, marcam ainda presença o britânico Interead e o holandês IREX, correndo rumores de que a Apple lançará em breve com um leitor topo de gama.

De acordo com o gabinete de marketing Forrester Research, o mercado americano dos livros electrónicos vai chegar aos três milhões de unidades este ano e o dobro em 2010.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados