Autor: Lusa/ AO
Com 4,3 quilómetros de extensão, o troço entre o Lumiar e a Circular Regional Interior de Lisboa deverá descongestionar os acessos do IC-22, A-1, A-8 e Nacional 8, vias responsáveis pela entrada de cerca de 200 mil automóveis por dia na capital.
A conclusão do Eixo Norte-Sul, que começa após a Ponte 25 de Abril, deverá desviar trânsito da Segunda Circular e contribuir para a redução em 0,8 por cento das emissões de dióxido de carbono em Lisboa, baixando ainda os tempos de atravessamento da cidade.
Do lanço Lumiar/CRIL fazem parte quatro viadutos, oito passagens superiores, três inferiores, o Túnel do Grilo junto ao Forte da Ameixoeira e quatro nós de ligação desnivelados: Ameixoeira, Alto do Lumiar, Camarate e CRIL.
Os alegados problemas de segurança no Eixo Norte-Sul apontados pelo Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC), que identificou perigos no traçado e dirigiu uma queixa à Procuradoria-Geral da República, estão ainda sem resposta.
A conclusão do Eixo Norte-Sul, que começa após a Ponte 25 de Abril, deverá desviar trânsito da Segunda Circular e contribuir para a redução em 0,8 por cento das emissões de dióxido de carbono em Lisboa, baixando ainda os tempos de atravessamento da cidade.
Do lanço Lumiar/CRIL fazem parte quatro viadutos, oito passagens superiores, três inferiores, o Túnel do Grilo junto ao Forte da Ameixoeira e quatro nós de ligação desnivelados: Ameixoeira, Alto do Lumiar, Camarate e CRIL.
Os alegados problemas de segurança no Eixo Norte-Sul apontados pelo Observatório de Segurança das Estradas e Cidades (OSEC), que identificou perigos no traçado e dirigiu uma queixa à Procuradoria-Geral da República, estão ainda sem resposta.