Açoriano Oriental
Nas Filipinas
Milhares de evacuações antes da chegada da tempestade Mitag
Milhares de habitantes estão a ser evacuados para abrigos numa altura em que a tempestade tropical Mitag, acompanhada de ventos que sopram a mais de 115 quilómetros/hora, se aproxima do Este das Filipinas, revelaram as autoridades.

Autor: Lusa/AO
Na península de Bicol, no sul de Manila, região que deve ser a mais afectada pela tempestade, as autoridades filipinas tentam evacuar mais de 53.000 pessoas, indicou o governador Joey Salceda.

    No total, são mais de 200.000 pessoas as que devem ser evacuadas numa altura em que o Mitag, com rajadas previstas de mais de 145 quilómetros/hora, deve chegar às Filipinas sábado ou domingo.

    A presidente filipina, Gloria Arroyo, encurtou quarta-feira a sua visita a Singapura, para a cimeira da Asean, com o objectivo de supervisionar a organização das evacuações.

    A primeira zona afectada deverá ser a ilha de Catanduanes, onde o nível dois (em três) de alerta de tempestades foi espoletado e onde o Mitag é esperado sábado antes de atingir a grande ilha de Luçon, onde se situa a capital Manila.

    As Filipinas sofreram no início da semana com outra tempestade tropical, a Hagibis, que provocou 10 mortos.

    As autoridades querem evitar um desastre comparável ao de 2006 quando a tempestade Durian provocou um deslizamento de terras que matou 1.200 pessoas na região de Bicol.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados