Lei da Eutanásia foi aprovada na Assembleia da República

A lei da Eutanásia foi aprovada, esta sexta-feira, na Assembleia da República, com o votos a favor do PS, Iniciativa Liberal, Bloco de Esquerda, PAN, Livre e sete deputados do PSD. A restante bancada social-democrata, o Chega e o PCP votaram contra. Um deputado do PSD absteve-se.



Recorde-se que a alteração ao decreto, que foi hoje a plenário, determina que a eutanásia só poderá ocorrer se o suicídio assistido for impossível por incapacidade física do doente.

O diploma segue agora para promulgação do presidente da República. Nas versões anteriores, Marcelo Rebelo de Sousa enviou o diploma ao Tribunal Constitucional duas vezes. O presidente também vetou um dos diplomas aprovados na Assembleia da República.

PUB

Premium

O psiquiatra João Mendes Coelho defende o reforço da resposta clínica do Serviço Regional de Saúde (SRS) ao consumo de drogas nos Açores, alertando para os riscos do policonsumo e da automedicação. O alerta surge na sequência dos dados do inquérito europeu sobre drogas, que revelam padrões de consumo preocupantes na região