Açoriano Oriental
Guterres condena ataque contra missão da ONU no Mali que matou quatro 'capacetes azuis'

O secretário-geral da ONU condenou na sexta-feira o ataque de elementos armados contra o acampamento da missão da ONU no Mali em Aguelhok, que matou quatro 'capacetes azuis' do Chade e feriu 19.

Guterres condena ataque contra missão da ONU no Mali que matou quatro 'capacetes azuis'

Autor: Lusa /AO Online

António Guterres elogiou a bravura do pessoal da força de manutenção de paz que repeliu o ataque, acrescentou em comunicado o porta-voz Stéphane Dujarric.

O ex-primeiro-ministro português, que enviou os pêsames ao Governo e povo do Chade e às famílias das vítimas, lembrou que os ataques contra forças de manutenção de paz podem constituir crimes de guerra segundo o direito internacional e implicar sanções para os seus responsáveis.

De acordo com o mesmo porta-voz, o secretário-geral das Nações Unidas pediu às autoridades do Mali para que "não poupem esforços para identificar e responsabilizar sem demora os autores do ataque hediondo", reiterando a solidariedade da ONU com o povo e o Governo do Mali na busca da paz.

Quatro 'capacetes azuis' do Chade da missão da ONU no Mali foram mortos na sexta-feira durante um ataque contra o seu acampamento em Aguelhok, no nordeste do país, a cerca de 200 quilómetros do posto de fronteira com a Argélia.

Segundo a missão, o "ataque foi complexo" e perpetrado por vários terroristas "fortemente armados".


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.