Autor: Susete Rodrigues/AO Online
A necessidade deste apoio deverá ser reportada à Linha Verde de Apoio ao Estudante Deslocado com o número 800 24 25 26 (a funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00) ou por email ([email protected]) e serão atribuídos nos termos a definir pela Secretaria Regional da Solidariedade Social, comprovada a situação de carência económica e social.
Citado em nota, Berto Messias, anunciou ainda que vai ser disponibilizado “um apoio financeiro para os estudantes que já tinham passagens de regresso compradas na Azores Airlines e tiveram de ser desmarcadas e transferidas para a TAP”.
Tendo em conta as exigências que ainda existem sobre a necessidade de continuarem em vigor todas as medidas que reduzam ao mínimo os riscos de difusão e contaminação pelo vírus Covid-19, o Governo dos Açores considera que os “alunos açorianos deslocados que pretendem regressar à Região devem fazê-lo através dos voos da TAP que se realizam para as ilhas Terceira e São Miguel, dentro das disponibilidades existentes e cumprindo todas as normas de segurança estipuladas”, sendo que “terão de cumprir o período de quarentena obrigatório num estabelecimento hoteleiro previamente definido, nas ilhas de São Miguel e Terceira”.
No que concerne às questões referentes aos transportes aéreos, o Executivo Regional irá recolher “todas as informações que nos fizerem chegar através das vias já disponibilizadas até ao dia 30 de abril, aferindo o numero total e fidedigno dos estudantes em causa, bem como das suas ilhas de origem, altura em que será feita a avaliação das medidas tomadas, bem como de possíveis novas soluções que tenham de ser equacionadas”.
“O Governo dos Açores está a acompanhar, desde a primeira hora, a situação dos estudantes açorianos deslocados no continente, reconhecendo e valorizando o esforço que implicou, assim como para as suas famílias, o facto de terem acatado a recomendação para não regressarem à Região”, disse o secretário regional Adjunto da presidência.